Em reunião com povo Mura, Joenia Wapichana afirma que Funai irá retomar processos de demarcação paralisados

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, afirmou, em reunião com lideranças do povo Mura, que a instituição irá retomar processos de demarcação paralisados. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (10), na Sede da Instituição, em Brasília.

Foto: Débora Schuch – FUNAI

“Estamos reestruturando a Funai, tendo em vista que a fundação estava parada nos últimos anos. Agora a Funai ouve e responde os indígenas, o que antes não ocorria“, ressaltou Joenia na ocasião.

A reunião tratou, entre outros temas, de processos relacionados à regularização fundiária no estado do Amazonas, incluindo a discussão sobre o marco temporal. As lideranças pediram celeridade na demarcação das Terras Indígenas Capivara e Sissaíma, entre outras.

“Temos o compromisso de rever os processos de demarcação de Terras Indígenas paralisados e também o posicionamento da Funai em decisões judiciais. A Funai retorna, com o Governo Lula, a ter como prioridade a defesa dos direitos indígenas“, assinalou a presidente.

O encontro também contou com a presença de servidores da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai.

Assessoria de Comunicação / Funai – Em reunião com povo Mura, Joenia Wapichana afirma que Funai irá retomar processos de demarcação paralisados — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) 

Relacionadas: