PF conclui ação de combate a desmatamento em parque indígena

Mais de 90 agentes da Polícia Federal e do Ibama participaram da operação, que contou com ainda com o apoio Funai, Técnicos em Comunicação do Siospe/MT e do Exército Brasileiro. Foram utilizadas duas aeronaves do Ibama e uma do Ciopaer

Sinop/MT. A Polícia Federal concluiu nesta sexta-feira, 23/6, Operação Prepori, que teve o objetivo de combater os crimes de desmatamento, corte seletivo e furto de bem da União no Parque Indígena do Xingu – PIX – na região dos municípios de Feliz Natal/MT, Nova Ubiratã/MT, Paranatinga/MT e União do Sul/MT. As investigações constaram a atuação de uma organização criminosa composta por madeireiros locais e alguns líderes indígenas.

A operação surgiu a partir de inúmeras denúncias de extração ilegal de madeira na região do Entre Rios em Nova Ubiratã, em que uma Organização Criminosa composta por madeireiros locais e alguns líderes indígenas estariam auferindo grandes lucros com a atividade ilegal e impondo silêncio à maioria indígena descontente. A ação no território indígena também é uma reivindicação dos próprios Caciques e Lideranças dos 16 Povos Indígenas do PIX, conforme Carta da 8ª Governança Geral do Território Indígena do Xingu – GGTIX.

Peritos da Polícia Federal elaboraram laudos constatando em imagens de satélite a ocorrência de grande número de clareiras de extração recente de madeira em uma área degradada total de cerca de 7,8 mil hectares, madeira essa que em valores conservadores equivale a cerca de R$ 170 milhões. Além disso, também foram constatadas áreas de extensão equivalente com cicatrizes de queimadas, que também possuíam índicos de exploração ilegal de madeira. O prejuízo proveniente da evasão/destruição de recursos florestais somado à degradação ambiental dentro da terra indígena foi valorado em cerca de 1,7 bilhão de reais.

Equipes fizeram infiltrações por terra e ar em pontos específicos das terras indígenas indicados por análise de imagens de satélite de altíssima resolução do programa Brasil M.A.I.S. da Polícia Federal e constataram grande número de esplanadas de madeira com grande volume de toras recém abatidas, pátios de desdobramento de lascas e palanques feitos de essências florestais de grande valor como Itaúba, Morcegueira, Cambará e Angico. Durante a Operação foram destruídos tratores, maquinários e um caminhão toreiro.

Os dados, imagens e trilhas mapeadas integrarão um dossiê sobre a degradação do vale do alto Rio Xingu que reforçará inquérito policial a fim de agregar provas e solicitar a prisão dos autores, bem como a perda de seus bens. Após a ação policial e administrativa no Parque Indígena, as investigações prosseguirão para responsabilizar os financiadores e demais envolvidos na extração ilegal de madeira no território indígena, ação criminosa que provoca grandes danos ao meio ambiente e à população indígena da região, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso – PF conclui ação de combate a desmatamento em parque indígena — Polícia Federal (www.gov.br) 

VER REPERTÓRIO FOTOGRÁFICO NOS LINKS.

Relacionadas: