Funai inicia rodada de reuniões com lideranças e órgãos responsáveis pela proteção do Povo Yanomami

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deu início nesta sexta-feira (02) a uma série de reuniões de planejamento com lideranças indígenas e representantes de diversos órgãos em Boa Vista, no estado de Roraima. O objetivo é intensificar as ações emergenciais e estruturantes para a Terra Indígena Yanomami.

Acompanhada de um grupo de servidores dos diferentes setores da Funai, a presidente Joenia Wapichana seguirá em Roraima nos próximos dias, onde dará sequencia às reuniões de planejamento com os segmentos envolvidos na defesa dos direitos dos povos indígenas.

A iniciativa surge em decorrência das diretrizes da Presidência da República, que determinou prioridade absoluta para todas as ações voltadas à Terra Indígena Yanomami em 2024. Com a instalação da Casa de Governo em Boa Vista nos próximos dias, haverá uma coordenação efetiva das ações de diversos ministérios e instituições federais na região.

Acompanham a presidente Joenia Wapichana a diretora de Proteção Territorial da Funai, Janete Albuquerque, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, a diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna, e demais servidores.

Pela manhã, a Funai conduziu uma reunião estratégica com a presença da presidente Joenia, Diretorias, Coordenações Regionais de Roraima e Rio Negro, Frente de Proteção Yanomami e Y’ekuana, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a Casa Civil. O encontro visou a estabelecer alinhamento com as organizações indígenas, incluindo Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanassedume Ye’kwana (SEDUUME), Associação Urihi, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA) e Conselho Indígena de Roraima (CIR), bem como internamente, com as unidades descentralizadas.

“O objetivo da nossa vinda é trazer informações sobre o que estamos fazendo para resgatar a dignidade do povo Yanomami, esclarecer dúvidas e compartilhar essa responsabilidade. Só assim vamos conseguir avançar nesse processo relacionado à Terra Indígena Yanomami“, enfatizou Joenia.

Na parte da tarde, uma reunião conduzida pela diretora Lucia Alberta tratou do tema “Direito à Convivência Familiar e Comunitária e Vulnerabilidade das Crianças Yanomami”. Além da Funai, participaram lideranças indígenas, e o secretário estadual dos Povos Indígenas, Evandro Pereira; a advogada do Instituto Socioambiental (ISA) Daniela Fachiano; a secretária do Bem-Estar Social, Isadora Ferreira; a defensora Pública Federal Silvia Alves; Aristóteles Santos, da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes); Ariosmar Barbosa, da Universidade Federal de Roraima/Fundação Ajuri; Lêda Leitão, do DSEI Yanomami; Antônio Lima, do Conselho Tutelar; Roberto Rodrigues, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCAR); Paulo Thadeu, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCAR), do Fórum DCA e do Conanda; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Orilene Marques.

Base de proteção

Na quinta-feira (01), Joenia Wapichana sobrevoou a Terra Indígena Yanomami e visitou a Base de Proteção Etnoambiental (Bape) Serra da Estrutura, mantida pelo órgão indigenista na região. Durante a visita, Joenia reafirmou o compromisso do governo federal com a implementação de ações estruturantes voltadas à proteção dos Yanomami.

Além da Serra da Estrutura, a Funai mantém na região as bases Walo Pali e Pakilapi, sob a coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Yanomami Ye’kuana. As bases estão estrategicamente posicionadas para realizar, junto com outros órgãos, o controle de acesso à terra indígena. Há ainda as bases Ajarani e Xexena, responsáveis por ações de promoção de direitos a grupos Yanomami.

A fiscalização permanente pretende evitar a degradação do meio ambiente, dirimir conflitos nas comunidades indígenas e garantir os direitos dos indígenas sobre as terras tradicionalmente ocupadas.

Clique aqui para saber mais.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai inicia rodada de reuniões com lideranças e órgãos responsáveis pela proteção do Povo Yanomami — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) – (ver galeria de fotos)   

Relacionada: Joenia Wapichana visita base da Funai na Terra Indígena Yanomami — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)