Brothers in uniform: 30 anos de caserna

Na linha de frente da justiça, enfrentamos desafios com determinação, tornando cada rua mais segura e cada sociedade mais forte.

No dia 01 de fevereiro de 1994, iniciava o curso CFSD da Polícia Militar do Estado de Rondônia, como regra, o primeiro concurso com instrução de Ensino Médio. O edital anunciava a inserção de 200 vagas, mas apenas 77 conseguiram passar no processo seletivo.

Após 30 anos de serviço prestado a sociedade rondoniense, os incansáveis combatentes comemoram nesse dia 3 de fevereiro de 2024, três décadas pós concurso.

Essa Q.T.C (mensagem) representa a despedida da carreira do policial militar como um momento de reflexão e gratidão vivida até aqui. Após anos de Q.R.V (as ordens) de serviço dedicado, os laços formados e as experiências compartilhadas criaram memórias que permanecerão eternas. É a transição para uma nova fase, a Q.R.T (fora do ar) levando consigo o orgulho de ter servido com honra e o legado de um compromisso inabalável.

Ao encerrar sua jornada como policial militar, surge uma nova missão na vida civil, carregando os valores e a disciplina cultivados nas fileiras. A despedida é um ponto de partida para novos desafios, mas o espírito de serviço e o amor pela sociedade continuam a ser guias constantes.

Ao olhar para o horizonte da vida pós-militar, cada veterano agora encontra oportunidades para contribuir de novas maneiras, mantendo a resiliência que caracteriza sua trajetória militar. É o início de um capítulo diferente, mas a dedicação ao dever e a busca pela excelência persistem.

Quando se cumpre o tempo de serviço, a camaradagem forjada em tempos desafiadores permanece como um elo duradouro. Embora as fardas possam ser penduradas, o legado do compromisso e da bravura continua a ecoar, inspirando não apenas o indivíduo, mas também aqueles que serão guiados pela luz deixada por anos de serviço dedicado à sociedade.

Durante a despedida, cada veterano carrega consigo a bagagem das experiências únicas, lições aprendidas e um profundo senso de responsabilidade. A transição pode ser desafiadora, mas é também uma oportunidade de aplicar habilidades adquiridas para contribuir de maneiras novas e significativas na sociedade civil, deixando um impacto duradouro.

Assim, no cumprimento do nosso dever, abre-se um novo capítulo onde a coragem, a disciplina e a dedicação continuam a moldar o caminho. É o momento de honrar o passado, abraçar o presente e olhar com estratégia para o futuro, sabendo que, mesmo fora das fileiras, a missão de servir persiste em diferentes formas e jornadas.

Durante o convívio no Curso de Formação de Aluno (CFSD – 1994), os laços foram se estreitando e passamos a conhecer um pouquinho de cada companheiro. As músicas da banda Legião Urbana embalaram nossos momentos de descanso e reflexão após período de atividade na caserna. As bombas noturnas que serviram como treinamento, hoje são lembradas como recado que devemos estar sempre em Q.A.P (na escuta).  Durante o momento de caserna, os sonhos foram se moldando e hoje ao olharmos para trás, percebemos a longa caminhada que já foi percorrida.

A falta de um amigo de farda dentro ou fora do cumprimento do dever, deixa uma lacuna profunda em nossos corações. Nesses momentos difíceis, recordamos as memórias do 3º Sgt. PM PACHECO que morreu de forma trágica e o SD PM ELILSON.

Lembramos também daqueles que optaram em escolher outra carreira profissional, como o amigo BARROSO – PAULÃO – CARIOCA – HUDSON – RUIZ.

Nossas amizades seguem firmem e compartilhadas com o compromisso inabalável. O luto compartilhado une ainda mais aqueles que serviram juntos, transformando a perda em uma oportunidade de fortalecer os laços fraternos e lembrar que, mesmo na ausência física, o espírito do irmão de farda permanece vivo em nossas memórias e na alma daqueles que ficam. Sua lembrança vive em cada missão cumprida e no legado de solidariedade que transcende as fronteiras do tempo.

E, diante dessa comemoração, queremos lembrar a memória dos nossos ex-comandantes, pessoas pelas quais souberam moldar e preparar nossos caminhos para os desafios da vida. Aqui nossas homenagens in memóriam Cel. MALTEZ – SubTen. LUÍS – Sgt. PASSOS – e o que permanecem entre nós Cel. RENATO – Cel. WILSON – Cel.  RANILSON – Cel. WERNAS.

Desta forma, surge a responsabilidade de honrar o legado deixado, lembrando dos sacrifícios e da força que os unia e que se mantem até em dias atuais. Esse é um momento de solidariedade entre os brothers in uniform (irmãos de farda), superando a tristeza com a determinação de preservar o espírito e os valores que compartilharam juntos.

Após 30 anos de caserna, sua farda já foi trocada diversas vezes, desbotada pelo tempo, pelo suor, pelo stress, pela adrenalina, pela alegria e satisfação do dever cumprido.

Suas fardas que outrora carregava o brevê da instituição e barretas, agora se aposenta com peso da missão cumprida, enfeitada de brevês de garra e bravura. O coturno preto engraxado e impecável que durante anos ajudou na caminhada para o pódio da glória, agora se torna um companheiro isolado e obsoleto esquecido no canto da prateleira, já não serve mais, apenas lembranças.

Eu que deixei a farda, mas fiquei preso na amizade, na história e na memória de todos vocês.

T.K.S – OBRIGADO

Nossa homenagem ao companheiro:

1 – CAP BM BRAGADO
2 – 1° SGT PM CARDOSO
3 – 3° SGT PM EDVAN
4 – 1° SGT PM CÉSAR
5 – 1° SGT PM PEDRO
6 – BARROSO COMENDADOR
7 – 1° SGT PM CRUZ
8 – 1° SGT PM F. LIMA
9 – 1° TEN PM SERRA  
10 – 1° SGT PM LEITE
11- Cap BM MARQUES  
12-1° SGT PM GARCIA
13-1° SGT PM ADEMAR
14-2° SGT PM GARIBALDE
15- Cap. BM SILVIO HUMBERTO
16-1° SGT PM CESÁRIO  
17-1° SGT PM GOUVEIA
18-3° SGT PM SANDRO 
19-1° SGT PM JOÃO
20-2° TEN PM ARY 
21-1° SGT PM ROBERVAL
22-3° SGT PM S DIAS
23-1° SGT PM RIVELINO  
24-3° SGT PM PRESTES
25-2° TEN PM NOGUEIRA 
26-1° SGT PM VAZ
27-1° SGT PM CASSIANO
28- CB PM SANTOS
29- SubTen. PM MANOEL MARCIO
30-2° SGT PM ROBÉRIO
31-1º TEN BM SALVADOR   
32-1° SGT PM LINDAIR
33-3° SGT PM DAROLD
34-3° SGT PM GENILSON 
35- 2° SGT PM MAIA  
36-1° SGT PM COELHO
37- MJ PM SALDANHA
38- 3° SGT PM ALVES
39 – 2º SGT. PM LOPES
40 – 1º SGT. DURAN  

Por: Lourimar Barroso

FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor