Terra Indígena Yanomami – Atualização

Nos últimos dias voltou ao foco da mídia e das redes sociais as questões (garimpo ilegal e situação de atendimento) que atingem as populações que habitam a Terra Indígena Yanomami.

GOOGLE MAPS -Terra Indígena Yanomami

A Terra Indígena Yanomami foi demarcada pela Portaria Declaratória nº 580, do Ministério da Justiça, assinada em 15 de novembro de 1991 e publicada no Diário Oficial da União em 18 de novembro de 1991, e homologada pelo Decreto do Presidente da República – Sem Número, datado de 25 de maio de 1992, publicado no DOU em 26 de maio de 1992 – Terra Indígena Yanomami – Demarcação / Homologação – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br) 

As mídias e as redes sociais estão divulgando novas postagens sobre a situação do povo Yanomami.

    • Garimpo e malária ainda assolam yanomamis (uol.com.br) – Um ano após crise humanitária declarada, indígenas criticam falta de coordenação do governo para controle da doença e retirada de invasores do território. Na aldeia Surucucu, a mais populosa da Terra Indígena Yanomami, doentes chegam a todo momento. Eles vêm de outras comunidades distribuídas pelo vasto território que abarca parte dos estados do Amazonas e Roraima, e há anos enfrenta uma grave crise humanitária causada pelo garimpo ilegal.
    • ‘Governo teria condições de fazer algo mais efetivo e | Política (brasildefato.com.br) – O garimpo é uma atividade ilegal em áreas indígenas e traz diversos impactos negativos, entre eles a contaminação de rios, peixes e outros alimentos. Um outro efeito colateral é considerado preocupante pelas comunidades da TI Yanomami: a presença de garimpeiros acaba prejudicando a instalação de unidades de saúde por conta da ação violenta de bandos que agem a favor do garimpo e impedem a oferta dos serviços.
    • Como está a crise yanomami, um ano após emergência – ISTOÉ Independente (istoe.com.br) – Imagens de indígenas desnutridos, surto de malária, garimpo a todo vapor, rios contaminados. Cenário de janeiro de 2023 se repete um ano após governo declarar emergência na TI Yanomami. O que foi feito desde então? Há um ano, o governo Luiz Inácio Lula da Silva declarou emergência na Terra Indígena (TI) Yanomami, no Norte do país. Era grave a tragédia humanitária no território, com centenas de casos de desnutrição extrema causadas pela carestia e doenças levadas pelo garimpo.
    • Por crise Yanomami e tensão na fronteira, Exército reforça Roraima | Metrópoles (metropoles.com) – O trabalho de opressão ao garimpo ilegal também está no escopo dos militares. A crise dos Yanomamis persiste em 2024 e o governo Lula (PT) já anunciou que a Polícia Federal (PF) e o Ibama reforçarão os trabalhos na região.
    • Garimpo desloca ‘hubs aéreos’ para Venezuela para driblar fiscalização (uol.com.br) – Garimpeiros que continuam na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, deslocaram hubs — centros de distribuição de equipamentos, combustível e alimentos — para territórios da Venezuela como forma de driblar a fiscalização.

FONTE: INTERNET

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *