Congresso derruba veto do marco temporal das terras indígenas. Atualizado

O Congresso Nacional rejeitou o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei do marco temporal das terras indígenas (PL 490/07). Os trechos serão incorporados à Lei 14.701/23.

Sessão do Congresso Nacional – Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados – Fonte: Agência Câmara de Notícias

Embora já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o marco temporal definido pelo projeto restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição federal.

Para serem consideradas terras ocupadas tradicionalmente deverá ser comprovado objetivamente que elas, na data de promulgação da Constituição, eram, ao mesmo tempo, habitadas em caráter permanente, usadas para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reprodução física e cultural.

Vários outros pontos vetados do texto também foram reincorporados à lei. Entre eles:

        • proibição de ampliar terras indígenas já demarcadas;
        • adequação dos processos administrativos de demarcação ainda não concluídos às novas regras; e
        • nulidade da demarcação que não atenda a essas regras.

Fonte: Agência Câmara de Notícias – Congresso derruba veto ao marco temporal das terras indígenas – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br) 

Relacionadas:

    • Congresso derruba veto de Lula e mantém marco temporal indígena | Agência Brasil (ebc.com.br) – O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (14), os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que estabelece a tese do marco temporal das terras indígenas. A tese diz que os indígenas só terão direito ao território em que estavam na promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Em sessão conjunta, 53 senadores e 321 deputados apoiaram a derrubada dos vetos, enquanto 19 senadores e 137 deputados votaram para manter a decisão presidencial. Houve ainda uma abstenção entre os deputados, nenhuma entre senadores.
    • Ministra diz que governo Lula vai recorrer ao STF contra marco temporal (msn.com) – Após o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à tese do marco temporal, o governo federal deve entrar com um pedido para que o STF (Supremo Tribunal Federal) analise o caso. A informação foi confirmada à reportagem pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, nesta quinta (14), logo após a derrubada do veto pelo Legislativo.