CMA recebe reconhecimento da FUNAI por atuação nas Terras Indígenas do Vale do Javari

Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu uma manifestação significativa de reconhecimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) pela sua atuação decisiva e comprometida nas Terras Indígenas do Vale do Javari. A presença e ação dos militares do CMA foram fundamentais para a proteção das comunidades indígenas na região, demonstrando a operacionalidade e a prontidão em situações críticas.

A entrega do ofício de agradecimento do Presidente da FUNAI ao Comandante Militar da Amazônia, ocorreu por intermédio do Sr Rafael Felipe Ide Vieira, indigenista da FUNAI e responsável pela proteção ambiental do Vale do Javari. A FUNAI enfatizou a credibilidade da presença militar e sua contribuição essencial para a segurança das comunidades indígenas e a preservação do meio ambiente.

O 8º Batalhão de Infantaria de Selva, localizado em Tabatinga (AM), teve um papel crucial nas missões e operações na área, colaborando estreitamente com a Coordenação de Frente de Proteção Ambiental Vale do Javari. Operações interagências como essas exemplificam a importância da integração e cooperação interinstitucional para superar os desafios ambientais e sociais na extensa e estratégica região amazônica.

O compromisso conjunto do CMA e órgãos civis na preservação das Terras Indígenas reflete o papel vital das Forças Armadas na garantia da segurança e sustentabilidade da Amazônia, reforçando a parceria e a interdependência entre as entidades militares e civis para a proteção da biodiversidade e das culturas indígenas.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – CMA recebe reconhecimento da FUNAI por atuação nas Terras Indígenas do Vale do Javari