Garimpeiros ignoram governo Lula e retornam à TI Yanomami

Nove meses depois da megaoperação federal para retirada do garimpo ilegal no território indígena, máquinas e aeronaves voltam a operar, desafiando as autoridades; lideranças alertam que governo precisa ouvi-los

Reprodução de vídeo das redes sociais – Postado em: Amazônia Real

Boa Vista (RR) – Um vídeo obtido com exclusividade pela Amazônia Real comprova: os garimpeiros estão voltando à Terra Indígena (TI) Yanomami. À luz do dia, as cenas revelam que máquinas do garimpo operam livremente, lançando litros de lama poluídos com mercúrio na floresta e no rio Couto Magalhães, ao lado da comunidade Paapiú. Tudo como era antes, quando por décadas eles atuaram destruindo a mata e matando o povo Yanomami. Em janeiro deste ano, o governo Lula realizou uma megaoperação de ajuda humanitária na TI, prometendo acabar de vez com a atividade ilegal. Os invasores decidiram ignorar o governo federal.

No dia 27 de outubro, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) recebeu um vídeo gravado por um indígena. Por razões de segurança, a identidade dele será preservada. De forma corajosa, ele se aproxima dos garimpeiros para flagrar a ilegalidade. De cima do barranco, consegue mostrar um homem jorrando água de uma mangueira de alta pressão em direção à terra, que antes era um pedaço de floresta. Em seguida é possível ouvir vozes masculinas conversando em português.

“Eles estão destruindo os igarapés onde moramos. Eles [garimpeiros] voltou [voltaram] de novo. Estou pedindo denúncia urgente”, clama o Yanomami. “Quero limpar minha terra.” Nesta semana, o indígena enviou uma foto de onde a comunidade Paapiú retira água para beber. Ela está visivelmente insalubre.

TEXTO NA ÍNTEGRA, VÍDEOS E FOTOS DISPONÍVEIS EM: AMAZÔNIA REAL

Por Felipe MedeirosGarimpeiros ignoram governo Lula e retornam à TI Yanomami – Amazônia Real (amazoniareal.com.br)