Suiá Missú – Índios desmatam 9 mil hectares na TI Marãiwastédé em maio de 2013

O Ministério do Meio Ambiente divulgou hoje os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) para o mês de maio. De acordo com os dados, disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram desmatamento em maio dentro da área da antiga fazenda Suiá-Missu 8.768 hectares. Todos os produtores rurais foram expulsos da área pelo governo no final do ano passado. A área está sob responsabilidade da Funai e dos índios Xavante desde janeiro.

Suiá Missu Fogo Desmatamento 20130705

A área desmatada pelos índios coincide com os focos de queimadas detectados na área pelo programa de monitoramento de queimadas do Inpe nos primeiro dias de julho que foram divulgados hoje mais cedo aqui no Questão Indígena: Começou o maior incêndio da história do Mato Grosso.

Na semana passada o Cacique Damião Paradizé esteve em Brasília negociando com a presidente interina da Funai, Maria Augusta Assirati, a “recuperação” do território. Ao que parece, quanto mais estragado estiver a terra de Damião, mais recursos ele arrancará do Governo para seus Xavante.

Começou o maior incêndio da história do Mato Grosso 

“O picadão subiu o Divisor, que é uma chapada plana e encascalhada. Do alto, avistamos para todos os lados, grandes queimadas. Como os índios judiam dessas terras! Não se encontra uma árvore, um arbusto, em toda a região, que não tenha a casca carbonizada pelo fogo periódico e implacável, que vai desnudando e empobrecendo cada vez mais o solo”.

O trecho acima foi escrito pelos irmãos Villas-Boas no dia 7 de agosto de 1945 e está registrado no livro A Marcha para o Oeste. Os irmãos Villas-Boas foram responsáveis por uma das primeiras frentes de contato do Brasil com os índios Xavante.

O Divisor a que ele se refere é a lendária Serra do Roncador, o divisor de águas entre a Bacia do Rio Araguaia e a do Rio Xingu. Ao subir no divisor de águas e olhar para trás, na direção do Cerrado, território Xavante onde hoje fica a Terra Indígena Pimentel Barbosa, os Villas-Boas avistaram diversas colunas de fumaça e redigiram a exclamação acima. Atear fogo ao Cerrado faz parte da cultura dos índios Xavante. O fogo facilita as caminhadas no território, possibilita a coleta de animais mortos pelo incêndio, a coleta de mel, a pescaria, etc.

A imagem deste post mostra os primeiros 12 focos de incêndio provocados pelos Xavantes na área da antiga Fazenda Suiá-Missu. Repare como todos os focos estão no entorno da Aldeia dos índios xavante ao sul da TI. O primeiro aconteceu no dia 2 de julho.

Suiá Missu Fogo 20130705

A área da Suiá-Missu foi demarcada pela Funai como Território Indígena Xavante, os produtores rurais foram expulsos no final do ano passado, todo o gado bovino foi retirado e a terra foi entregue aos índios.

Ocorre que a área não é de Cerrado. Grande parte do terreno está ocupado com Brachiaria, um capim africano implantado como fonte de alimento para o gado. A Brachiaria produz uma quantidade muito elevada de matéria seca e é altamente inflamável. Quem, como eu, já tentou apagar um incêndio em pasto de Brachiaria sabe do que estou falando. Como todo o gado foi retirado no final do ano passado, a Brachiaria passou todo o período de chuvas sem animais e a quantidade de matéria seca é ainda muito maior do que normal.

A mistura de excesso de matéria seca de Brachiaria sem gado e índios xavante é explosiva. O verão de 2013 em Maraiwatsede deve ter o maior incêndio da história do Mato Grosso. Será o inferno Xavante. Minha aposta é de que os 165 mil hectares arderão completamente e, se os produtores rurais do entorno não conseguirem segurar o fogo, todo o nordeste do Mato Grosso estará ameaçado.

Sabendo disso, a partir de hoje, todos os dias haverá aqui um post contando e expondo os focos de incêndio na área. Quem sabe o mundo acorda para o erro que foi a retirada dos produtores rurais da Suiá-Missu.

Peço aos leitores do blog que vivem na região de Alto da Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia, que enviem fotos locais das queimadas para enriquecerem as postagens. Mandem para o email: blog ponto questaoindigena arroba gmail ponto com

Em tempo, além da Suiá-Missu há focos de queimadas hoje em 10 das 576 áreas sob responsabilidade da Funai.

VER MAIS EM :

http://www.questaoindigena.org/2013/07/indios-xavante-estao-desmatando-suia.html

http://www.questaoindigena.org/2013/07/comecou-o-maior-incendio-da-historia-do.html

http://www.araguaiadigital.com.br/noticias/noticias/95231190/%C3%8Dndios%20desmatam%209%20mil%20hectares%20na%20TI%20Mar%C3%A3iwast%C3%A9d%C3%A9%20em%20maio%20de%202013

 

NOTA DA ECOAMAZÔNIA: As matérias foram veiculadas entre os dias 10 e 12 de julho de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *