Suiá Missú – Funai realiza ações de prevenção e combate ao fogo na TI Marãiwatsédé (MT)

A Funai, por meio da Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), realiza, em parceria com o Ibama, ações de prevenção e combate ao fogo no interior da Terra Indígena Marãiwatsédé, no estado de Mato Grosso. O monitoramento da área é feito diariamente com base em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e em informações das equipes de campo da Funai e Ibama.

Diante da grande incidência de focos de calor registrados pelo Inpe no interior da terra indígena no último mês, a Funai solicitou ao Ibama a presença de uma equipe do Prevfogo para atuar na prevenção e combate de incêndios. A equipe está na área desde o dia 27 de julho e deverá ser mantida no local até o fim do período de seca na região. Um incêndio de grande extensão já foi apagado pela equipe, assim como outros pontos de fogo menores.

Além da equipe de combate ao fogo, a Funai solicitou ao Ibama o envio de técnicos para a realização de uma perícia, a fim de investigar a causa dos incêndios. No ano passado, foi comprovada a ocorrência de incêndios criminosos dentro da terra indígena e, este ano, as incidências dos focos de fogo têm despertado a atenção dos brigadistas, visto que muitos delas têm início no período noturno e não há a ocorrência de causas naturais para o fogo, tais como raios.

Diante de tal ameaça à terra e ao povo Xavante que habita a área, a Funai tem intensificado as ações de fiscalização e prestado orientações às Coordenações Regionais para que possam realizar o monitoramento por satélite e verificar in loco se os focos de calor são, de fato, incêndios, além de acionar os órgãos de combate, sempre que necessário.

FONTE : FUNAI – http://www.funai.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.