Forças Armadas transportam 11 garimpeiros ilegais da TI Yanomami

As Forças Armadas prestaram apoio aéreo para o transporte de 11 garimpeiros que foram detidos por indígenas na Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação foi realizada nesta quarta-feira (24/04), no âmbito da Operação Catrimani II, com o apoio da aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportou os suspeitos até a Base Aérea de Boa Vista, de onde foram levados até a sede da Polícia Federal por agentes da Força Nacional.

Os garimpeiros foram rendidos em uma área conhecida como “Malária”, na região de Homoxi, e ficaram sob escolta da Força Nacional até a chegada do apoio aéreo, visto que os locais para pouso alternativo são afastados, o que requer atenção redobrada ao planejamento e à condução do voo, principalmente por conta da instabilidade da meteorologia.

Desde o fim de fevereiro, quando foi iniciado o trabalho conjunto de 18 órgãos e instituições do Governo Federal sob a coordenação da Casa de Governo de Roraima, foram feitas 442 operações de combate ao garimpo. Somente nos últimos dois meses, foram destruídos 75 acampamentos de garimpeiros, 263 motores usados nos garimpos, 57 geradores de energia, 17 balsas, 45 mil litros de óleo diesel e 15 toneladas de cassiterita. Também foram apreendidos 115 kg de mercúrio e 28 antenas de internet; todos itens utilizados nos garimpos.

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II – A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas no emprego, temporário e episódico, de meios na TIY em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que determinou o emprego de meios das Forças Armadas em apoio às ações governamentais na Terra Indígena Yanomami.

Comando Operacional Conjunto Catrimani – Comunicação Social

Relacionada: Forças Armadas transportam 11 garimpeiros ilegais da TI Yanomami em apoio à Casa de Governo em Roraima (eb.mil.br)