Operação Ágata desmonta mais 3 áreas de acampamento do garimpo ilegal

Em mais uma ação coordenada entre Forças Armadas, Polícia Federal e Funai, dragas e outros materiais são destruídos.

Foto postada em: CMA EB

Entre os dias 27 e 29 de setembro, na comunidade indígena de Herebe (RR), foi deflagrada mais uma ação planejada e coordenada pelos órgãos integrantes da Operação Ágata Fronteira Norte, resultando na inutilização de 1,3 toneladas de cassiterita, além de diversos materiais e equipamentos do garimpo ilegal.

Nessa ação, foram desmontadas três áreas de acampamento, com estrutura para mais de 30 pessoas, equipadas com freezer, fogão e máquina de lavar roupas. Também foram destruídas três dragas, duas delas com motor, compressor e bomba d’água. Além disso, foram destruídos ou apreendidos outros materiais de apoio ao garimpo ilegal, como antena de internet, três motosserras, um grupo gerador, dois motores a diesel, uma embarcação de dez metros, um motor de 15 HP, uma arma de caça e dez munições calibre 38.

Essa mesma localidade já tinha sido recentemente abrangida em outra ação, que também apresentou resultados significativos. Ainda assim, havia informações sobre ilícitos de garimpeiros naquela comunidade, o que contribuiu para desencadear esta nova ação nesta semana.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais, estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de Janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.

PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRSILEIRO / COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Operação Ágata desmonta mais 3 áreas de acampamento do garimpo ilegal (eb.mil.br) – (ver galeria de fotos)

Relacionadas:

  • HGuT leva atendimento médico e odontológico à Comunidade Indígena (eb.mil.br) – Nos dias 27 e 28 de setembro, o Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT) em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões (DSEI ARS) realizaram uma Ação Cívico-Social na Comunidade Indígena Tikuna de Feijoal, situada no município de Benjamin Constant (AM), na margem direita do rio Solimões. Além de Feijoal, outras 16 aldeias orbitam a comunidade, alcançando uma população superior a 7 mil indígenas.
  • CMA participa de reunião do Comitê de Emergência de Estiagem (eb.mil.br) – No momento em que a população do Estado do Amazonas enfrenta uma severa estiagem e seus reflexos, o Comando Militar da Amazônia, mais uma vez, faz-se presente para apoiar os Amazônidas por intermédio da MÃO AMIGA. Nesta sexta-feira, 29 de setembro, na sede do Governo do Estado do Amazonas, o Comandante Militar da Amazônia participou da reunião do Comitê de Emergência de Estiagem. A reunião foi presidida pelo Governador Wilson Lima e contou com a participação de representantes das Forças Armadas e do Secretariado do Governo.