ICMBio envia à Amazônia equipes para resgatar botos e identificar causas de mortes

Calor intenso e seca dos rios podem ter provocado óbitos na região

– Foto: Miguel Monteiro – postada em: ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mobilizou equipes de veterinários e servidores do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e da Divisão de Emergência Ambiental, além de instituições parceiras, para apurar as mortes de botos em Tefé/AM e resgatar os animais encalhados. Até o momento, as causas não foram confirmadas, mas há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região.

Protocolos sanitários foram adotados para a destinação das carcaças. O ICMBio segue reforçando as ações para identificar as causas e, com isso, adotar medidas para proteger as espécies.

Dentre os parceiros que atuam na emergência ambiental estão o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos da Região Norte (Remanor), o Instituto Mamirauá, WWF-Brasil, Defesa Civil o Governo do Estado do Amazonas, entre outros.

Comunicação ICMBio – ICMBio envia à Amazônia equipes para resgatar botos e identificar causas de mortes — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)

Relacionadas: