No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Funai destaca o papel dos Povos Indígenas na proteção da Amazônia

Nesta quarta-feira (9), data em que é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) destaca a importância da Cúpula da Amazônia, um marco nas relações entre o Brasil e as demais nações que formam a Pan-Amazônia, sendo um dos principais compromissos de política externa do governo federal em 2023.

Foto: Tiriyó – Mário Vilela/Funai

O evento, que ocorre nos dias 8 e 9 de agosto, na cidade de Belém (PA), conta com a presença de comitivas presidenciais de oitos países da América do Sul e reuniu representantes da sociedade civil amazônica para reivindicar direitos e apresentar projetos de futuro para a região.

Para a presidente da Funai, Joenia Wapichana, tanto o Dia Internacional dos Povos Indígenas quanto a Cúpula da Amazônia representam duas oportunidades de ressaltar o papel que os povos indígenas desempenham na gestão e conservação da biodiversidade no Brasil e no mundo.

Joenia chama a atenção para a necessidade de que toda a sociedade reconheça a importância dos povos originários e conheça mais sobre essa cultura tão rica e importante. “O Dia Internacional dos Povos Indígenas é um dia que a ONU reconhece a resistência e a luta pelos direitos dos povos indígenas. Da mesma forma, tem um significado profundo para os povos indígenas, que lutam constantemente pela efetivação de seus direitos. É muito importante que toda a sociedade não indígena conheça a realidade dos povos indígenas, para que possa estabelecer uma relação de interculturalidade e respeito, para que possamos conviver de forma harmoniosa e respeitosa. É crucial que a sociedade perceba nos povos indígenas uma grande riqueza cultural e de valores, como povos originários que ainda têm demandas para reconhecer seus direitos básicos e fundamentais, como o reconhecimento do direito à demarcação de suas terras e à proteção”, ressaltou.

A efetivação dos direitos dos povos indígenas também é fator primordial para a causa indígena segundo a presidente. “A única coisa que nos diferencia é a cultura, é a diversidade cultural. A relação especial que os indígenas têm com a terra é de extrema importância para manter essa diversidade cultural entre os povos indígenas e os demais. Portanto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, almejamos a efetivação desse reconhecimento que já foi estabelecido pelas Nações Unidas e também em nossa Constituição Federal brasileira.”

Os conhecimentos tradicionais, práticas sustentáveis e sistemas de governança dos indígenas têm sido cruciais na conservação da Amazônia e demais biomas brasileiros. Estima-se que as comunidades indígenas detenham conhecimentos sobre o uso de cerca de 20.000 espécies de plantas medicinais, representando aproximadamente 80% do abastecimento global de medicamentos à base de plantas.

Dados científicos, de diversos órgãos, mostram que as taxas de desmatamento nas Terras Indígenas (TIs) da Amazônia são significativamente menores em comparação com as áreas adjacentes. As taxas de desmatamento em TIs são até 2,5 vezes menores do que em outras áreas protegidas da região.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado com o intuito de aumentar a conscientização sobre a importância desses grupos populacionais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em dezembro de 1994, e é celebrada anualmente, numa referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982. O Grupo foi criado para desenvolver os padrões de direitos humanos que protegeriam os povos indígenas.

Em 1985, esse mesmo Grupo deu início aos preparativos da minuta da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O Brasil também participou do movimento. Lideranças indígenas brasileiras se envolveram nos debates, impondo suas necessidades, exigindo o respeito às suas culturas e da sua forma de ver o mundo, às distintas línguas e à preservação de seus costumes.

PUBLICADO POR: FUNAI – No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Funai destaca o papel dos Povos Indígenas na proteção da Amazônia — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)

Relacionada: No Dia Internacional dos Povos Indígenas, Funai anula a IN 09 e dá mais um passo na garantia dos direitos dos Povos originários — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *