Davi Kopenawa visita Operação Ágata Fronteira Norte em Boa Vista

Encontro marcou apresentação de resultados e diálogo sobre o direcionamento das ações da Operação na TIY

Foto postada em CMA EB

Boa Vista (RR) – O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte recebeu, nesta quinta-feira (03), a visita do líder indígena yanomami Davi Kopenawa, que se reuniu com oficiais das Forças Armadas. Na ocasião, os militares apresentaram os números das ações desenvolvidas pela Operação Ágata, não só relativos ao apoio humanitário e de prevenção, como também à repressão ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY).

Dentre os números apresentados, destaca-se o envio de 29 mil cestas básicas, mais de 3 mil atendimentos médicos e 119 desintrusões de garimpeiros ilegais realizadas.

Além da apresentação dos resultados obtidos até o momento, também foi aberto um espaço para o líder indígena apontar sugestões para a Operação. Ele destacou a parceria e agradeceu ao empenho dos militares nas ações. “Estamos ocupando nosso lugar na floresta, trabalhando e lutando juntos para salvar as vidas do povo yanomami e a nossa floresta amazônica”, pontuou.

Operação Ágata

As ações realizadas pelo Comando Conjunto são fruto de coordenações promovidas durante as reuniões semanais do Centro de Operações Integradas (COI), que discutem as necessidades das comunidades indígenas yanomami em parceria com agências e Órgãos de Segurança Pública, como a FUNAI, o IBAMA e a Polícia Federal.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO CMA EB – Davi Kopenawa visita Operação Ágata Fronteira Norte em Boa Vista (eb.mil.br)   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *