Coleção de 688 peças coletada e organizada por Sandra Wellington é doada ao Museu do Índio

O Museu do Índio (MI), órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), recebeu a doação de uma coleção privada com 688 itens de arte indígena, oriundos, predominantemente, de povos do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

Foto: Acervo pessoal Sandra Wellington Postada em: Funai

As peças foram adquiridas e organizadas por Sandra Wellington, que gerenciou, entre 1986 e 2006, o Memorial dos Povos Indígenas, no Distrito Federal. Sua nomeação foi um reconhecimento à contribuição que deu para valorização e preservação do patrimônio cultural indígena. Nos anos em que permaneceu na gerência, Sandra Wellington transformou a instituição em uma referência da arte indígena na capital do Brasil, realizando um significativo número de exposições e eventos.

Em 2020, o irmão de Sandra, Nicholas Wellington, herdou a coleção e contratou uma museóloga para documentá-la e qualificá-la, tornando-a singular quando comparada a coleções particulares do mesmo gênero pertencentes a grandes museus, cuja documentação sobre os objetos é exígua.

“É uma coleção de grande valor museológico. Sua qualidade estética e documental possibilitou a organização de mostras etnográficas em importantes museus, como a exibida no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, em 1970 e em 1972, no Palácio da Justiça, do Distrito Federal; e a exposição “The Art of the Brazilian Indians”, realizada no Museum of Mankind, em Londres, em 1978”, explica Bruno Aroni, coordenador de Patrimônio Cultural do MI.

A coleção contempla todas as categorias materiais produzidas pelos povos indígenas e representa 70 povos brasileiros. Entre as peças, há 119 adornos de materiais ecléticos, 193 cerâmicas e 82 objetos rituais, mágicos e lúdicos. Caberá ao MI o tombamento, catalogação e preservação permanente dos itens doados.

“Às vezes as pessoas acham que a cultura indígena é congelada no tempo. Na realidade ela está sempre em movimento e, por isso, sempre procuramos mostrar a riqueza e diversidade das culturas indígenas, do Brasil e de outros países, de uma forma viva e dinâmica”, comenta Sandra Wellington, num folder do Memorial dos Povos Indígenas.

PUBLICADO POR: FUNAI – Coleção de 688 peças coletada e organizada por Sandra Wellington é doada ao Museu do Índio — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *