Coordenação Regional Vale do Javari realiza ação planejamento de gestão territorial e ambiental com servidores da Funai/Sede e do Amazonas

A Coordenação Regional Vale do Javari (CRVJ), localizada no município de Atalaia do Norte (AM), recebeu, entre os dias 29 de maio e três de junho, servidores da Sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para a realização do planejamento das ações de gestão territorial e ambiental a serem implementadas nas terras sob jurisdição da CR para o ano de 2023. A ação beneficiará os povos da Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ), e também visa a atender os povos das TIs Cacau do Tarauaca, Kanamari do Rio Juruá, Kulina do Medio Jurua e Mawetek.

Foto: Funai – Leonardo Sette

A iniciativa ocorre em consonância com as Diretrizes Prioritárias de Gestão Territorial da TIVJ, elaboradas pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Após exposições dos envolvidos e diálogos com as coordenações gerais, foi feito o levantamento das ações prioritárias de cada uma das coordenações gerais participantes, que foram apresentadas à Univaja, associações de base e indígenas locais.

Dentre as ações prioritárias estão a elaboração do Etnomapeamento do povo Korubo, o Manejo de Quelônios e Pirarucu, as ações de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a Alimentação Escolar Indígena Regionalizada, o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos, a Vigilância Indígena, a Fiscalização da Terra Indígena, o Monitoramento de Indígenas Isolados e a realização de uma oficina sobre a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) na Base de Proteção Etnoambiental (BAPE) Ituí para indígenas e servidores.

Participaram do encontro servidores das coordenações-gerais de Gestão Ambiental, Promoção ao Etnodesenvolvimento, Índios Isolados e de Recente Contato e Monitoramento Territorial; além de representantes da Coordenação Técnica Local (CTL) Eirunepé e da Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari (CFPEVJ).

Na ocasião, também foi discutida a cooperação entre Funai e Univaja, que objetiva fortalecer a proteção da TIVJ, por meio da troca de conhecimentos, capacitação mútua e colaboração nas atividades de vigilância, monitoramento e gestão territorial; levando em consideração o conhecimento tradicional e os saberes dos povos indígenas. Para tanto, os servidores idealizaram a utilização da BAPE Ituí para servir como Centro de Capacitação e Formação de Indígenas e Servidores Indigenistas.

As ações de planejamento terão continuidade e são ações de suma importância para a proteção e preservação da TIVJ, reconhecida como área de relevância ambiental e cultural para os povos indígenas que nela habitam, como também para promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e acesso aos mercados institucionais.

Segundo Ricardo Freire, chefe do Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania (Sedisc) da CRVJ, conhecer a realidade local é vital para a implementação das políticas públicas. “A presença de servidores da Funai/Sede, de diferentes coordenações, aqui na CR, oferece a oportunidade de ouvir as demandas e compreender as necessidades e especificidades desta coordenação e do Vale do Javari. Com isso é possível promover uma abordagem participativa e inclusiva na elaboração das ações de gestão territorial e ambiental, resultando em um planejamento alinhado com a realidade e os interesses das populações locais”, destacou.

Ricardo também afirma que o diálogo direto com a Univaja, suas associações de base e os indígenas locais, que vivem essa realidade e assim os que melhor a entendem, ajuda a compreender suas urgências e assim criar estratégias mais eficazes e alinhadas com as demandas locais. “Estar presente fisicamente mostra que estamos dispostos a enfrentar os desafios da gestão territorial e ambiental de forma responsável e engajada. Essa proximidade contribui para o fortalecimento do diálogo, da confiança e do respeito mútuo, pilares essenciais para a construção de políticas e ações efetivas”, concluiu o servidor.

PUBLICADO POR: FUNAI – Coordenação Regional Vale do Javari realiza ação planejamento de gestão territorial e ambiental com servidores da Funai/Sede e do Amazonas — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)  

Relacionadas: