Operação Gota

Ministério da Saúde inicia Operação Gota para vacinação das populações indígenas. Conheça a força-tarefa que começa no Alto Rio Negro nesta quinta (13). Ação é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Defesa. Previsão é que 8 mil indígenas que moram em territórios de difícil acesso sejam imunizados

Foto: Divulgação/MS

O Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Defesa, inicia, nesta quinta-feira (13), a primeira Operação Gota de 2023 para vacinação no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Negro. A missão será realizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Estão incluídas na força-tarefa 111 aldeias, com a previsão de vacinação de mais de 8 mil indígenas que moram em territórios de difícil acesso. As ações devem durar ao menos 20 dias.

Retomar as altas coberturas vacinais é prioridade do Ministério da Saúde e as ações em territórios indígenas tem o objetivo de recuperar os índices vacinais de todas os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação que sofreram queda nos últimos anos. Desde fevereiro, o Ministério da Saúde está unindo o Brasil no Movimento Nacional pela Vacinação, que começou pelo reforço da imunização contra a Covid-19.

Para a Operação Gota, o Ministério da Saúde vai ofertar cerca de 11 mil doses dos mais de 20 tipos de imunobiológicos, incluindo as doses da vacina contra a Covid-19, influenza e outras de rotina.

A previsão é que, neste ano, entre abril e outubro, o Ministério da Saúde também promova ações de vacinação nos distritos sanitários Médio Rio Solimões e Afluentes, Vale do Javari, Alto Rio Juruá, Alto Rio Purus, Amapá e Norte do Pará e Médio Rio Purus.

Operação Gota

A Operação Gota é uma estratégia de vacinação em áreas de difícil acesso geográfico. É resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e Ministério da Defesa (MD), por meio de um termo de cooperação técnica, para utilização de horas-voo.

O objetivo é ofertar às populações residentes de áreas ribeirinhas, quilombolas e indígenas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando o controle e a manutenção da eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

Os critérios utilizados para seleção das áreas que se caracterizam como de difícil acesso são:

      • Área não atendida por rodovia ou hidrovia;
      • Área que exige do profissional mais de 5 dias de viagem;
      • Área sem visitação/entrada por mais de 6 meses no ano;
      • Área com barreiras geográficas;
      • Área de floresta que exige a permanência do profissional por mais de quatro dias sem comunicação.

Nathan Victor
Ministério da Saúde – Ministério da Saúde inicia Operação Gota para vacinação das populações indígenas. Conheça a força-tarefa que começa no Alto Rio Negro nesta quinta (13) — Ministério da Saúde (www.gov.br)