Exército leva mais de 18 mil vacinas a povos isolados da Amazônia

São Gabriel da Cachoeira (AM) – O 1º Pelotão Especial de Fronteira participou da força tarefa para a vacinação dos povos indígenas e populações em áreas de difícil acesso geográfico na Amazônia. Batizada de Operação Gota, a campanha distribuiu mais de 18 mil vacinas entre 14 de abril e 7 de maio.

Crédito: 1º PEF

Os militares do Exército percorreram mais de 100 comunidades indígenas do extremo noroeste da Amazônia, onde foram atendidas as etnias Tukano, Tariano, Hupda, Baniwa, Cubeo, Kuripaco, Dessano e Hanano. A vacinação também beneficiou diversas comunidades residentes de áreas ribeirinhas e quilombolas.

O objetivo da campanha é garantir a cobertura do calendário nacional de vacinação para populações isoladas da Amazônia. Foram aplicadas as vacinas BCG, Hepatite B, Hepatite, Pentavalente, Vip (poliomielite), DTP, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pneumocócica 10, Influenza, COVID -19, Antirrábica Humana, Rota vírus, HPV, Varicela, Febre amarela e Tríplice Viral.

O Operação Gota foi desenvolvida por meio de parceria do Ministério da Defesa com a Secretaria de Saúde Indígena e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

Fonte: 1º Pelotão Especial de Fronteira – Exército leva mais de 18 mil vacinas a povos isolados da Amazônia – Noticiário do Exército (eb.mil.br)