Abril Indígena: MPF lança documentário sobre os danos do garimpo à população Yanomami

Filmado em Roraima e em Brasília, curta-metragem mostra o trabalho realizado pelo MPF em defesa dos povos que habitam a Terra Indígena Yanomami

Arte: Secom/MPF

O documentário O Rastro do Garimpo, que conta a história da atuação do Ministério Público Federal (MPF) na defesa dos povos Yanomami, em Roraima, será lançado nesta quarta-feira (26), às 17h, durante evento promovido pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR). Com 20 minutos de duração, o curta-metragem foi filmado na aldeia indígena de Surucucu, em fevereiro deste ano.

Produzido pela Secretaria de Comunicação do MPF, o filme narra o avanço do garimpo na região, especialmente a partir de 2017, e mostra o trabalho realizado pelo MPF, na esfera judicial e extrajudicial, para a proteção dos povos originários. Nos relatos registrados, a omissão do Estado e a falta de políticas públicas efetivas aparecem entre as causas para a grave crise sanitária vivida pelos Yanomami.

Entre os entrevistados no documentário estão o líder Yanomami, Davi Kopenawa; o presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna, Júnior Hekurari Yanomami; o antropólogo do MPF Leonardo Leocádio; os procuradores da República Alisson Marugal e Matheus de Andrade Bueno, que atuam em Roraima; a coordenadora da Câmara de Populações Indígenas do MPF, Eliana Torelly; e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

O evento de lançamento do filme contará com a presença de alguns desses personagens, além de membros e servidores do MPF e representantes de instituições parceiras.

O documentário estará disponível no canal do MPF no YouTube, a partir das 17h.

Abril Indígena – O documentário faz parte das ações do Abril Indígena, campanha anual do MPF com o objetivo de dar visibilidade aos direitos e garantias dos povos indígenas, discutir os problemas que afetam essas populações e mobilizar a atuação em defesa dos povos originários. Saiba mais aqui.

SERVIÇO
Lançamento do documentário O Rastro do Garimpo, sobre a atuação do Ministério Público Federal na defesa dos povos Yanomami
Quando: 26 de abril, às 17h
Onde: Espaço Multiuso da PGR (SAF Sul, Quadra 4, Conjunto C – Cobertura do Bloco B)