Força Terrestre inicia operação em área com mais povos isolados do mundo

Tabatinga (AM) – A 16ª Brigada de Infantaria de Selva iniciou uma operação com participação de agências federais e estaduais na região do Vale do Javari. Com a extensão de um país como Portugal, o local da ação corresponde à segunda maior terra Indígena do Brasil e reúne a maior concentração de povos isolados do mundo.

Crédito: 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Chamada de Operação Jacuixito – acrônimo dos rios Javari, Curuçá, Ituí, Itaquaí e Quixito –, a iniciativa foi deflagrada com uma reunião com representantes da FUNAI, Polícia Federal, autoridades locais, membros da comunidade e profissionais de segurança, incluindo engenheiros, biólogos e antropólogos. Segundo o General Ricardo Moussalem, comandante da 16ª Brigada, o objetivo da reunião foi informar os participantes acerca de detalhes da operação e reunir sugestões.

Durante a operação, serão realizados patrulhamento fluvial, patrulhamento da BR-307, controle de pontos críticos, ações cívico-sociais, além de transporte aéreo logístico. De acordo com o Major Cunha, oficial de operações da 16ª Brigada, os militares engajados na operação cumpriram um período de quarentena em atendimento ao protocolo sanitário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “Após a quarentena, iniciamos os deslocamentos no dia 11 de março. Ao iniciarem as atividades, os militares serão submetidos a testagem e avaliação médica”, reforçou o Major. As ações ocorrem no contexto da Operação Ágata.

Vale do Javari 

O Vale do Rio Javari é uma região de grande importância para a biodiversidade da Amazônia e abriga diversas comunidades tradicionais. A presença do Exército Brasileiro nessa região da fronteira tem o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços e ambientais, assim como prestar auxílio às comunidades do Vale do Javari por meio de ações cívico-sociais, conciliando a preservação do meio ambiente e a operacionalidade das tropas do Comando Militar da Amazônia.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército e Comando Militar da Amazônia – Força Terrestre inicia operação em área com mais povos isolados do mundo – Noticiário do Exército (eb.mil.br)