Vom Roroima zum Orinoco

A obra Vom Roroima zum Orinoco, de autoria de Theodor Koch-Grünberg, narra os mitos, as lendas e a geografia do território hoje representado pelo Estado de Roraima, por regiões da Venezuela (República Bolivariana da Venezuela) e da Guiana (República Cooperativa da Guiana Co-operative Republic of Guyana).

A obra serve de inspiração e elemento de pesquisa para muitos estudiosos da fauna, da flora, da biodiversidade, dos recursos hídricos e da geopolítica regional, incluindo as questões de limites entre o Brasil, a Venezuela e a, então Guiana Inglesa.

O autor, Theodor Koch-Grünberg, retrata com particular propriedade as características dos principais grupos indígenas que habitavam a região, com um excelente repertório fotográfico.

Theodor Koch-Grünberg é lembrado, principalmente, pelos seus relatos de viagem Zwei Jahre unter den Indianer e Vom Roroima zum Orinoco: Ergebnisse einer Reise in Nordbrasilien und Venezuela in den Jahren 1911-1913,  publicados, respectivamente, em 1909-1910 e 1916-1926, este último, em cinco volumes

O site Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br) tem publicado uma série de postagens onde a obra de Koch-Grünberg  é citada. Alguns exemplos:

Fonte: Equipe Ecoamazônia – Pesquisa Internet

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *