6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será realizada de 14 a 18 de novembro de 2022

Adiada por causa da Pandemia da Covid-19, a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) será realizada em Brasília, entre os dias 14 e 18 de novembro deste ano. A nova data foi definida pela organização nos dias 18 e 19 de abril, em Brasília. Entre os objetivos da conferência está a atualização da Política Nacional de Saúde Indígena (Pnaspi), para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.

Agora o desafio é regularizar os representantes com a convocação de suplentes para os delegados eleitos que, por algum motivo, não poderão participar da Conferência. Além disso, será iniciado o processo licitatório para contratação de toda a infraestrutura necessária para a realização. A 6ª CNSI é organizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A etapa nacional é precedida de conferências locais e distritais já realizadas em 2018. Estas conferências elegeram quase dois mil delegados que participarão da etapa nacional. Devido aos adiamentos do evento, muitos destes delegados já não atuam mais nas áreas que os elegeram e isso vai requerer uma revisão de todos os eleitos para saber quantos suplentes precisarão ser convocados. Há um quantitativo de 30% de suplentes para eventual substituição de delegados.

Durante a reunião, que decidiu a nova data, os integrantes da Comissão Organizadora também revisaram a composição das Comissões de Comunicação e Informação, de Infraestrutura e Logística e a de Relatoria. Com as comissões recompostas, os trabalhos serão retomados com foco na agilização dos passos necessários para que a Conferência aconteça de fato.

A secretária executiva do CNS, Ana Carolina Dantas, o secretário executivo substituto, Marco Aurélio Pereira e conselheiros participaram da reunião, que aconteceu na sede da Sesai.

O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos Machado, enviou um vídeo para cumprimentar os participantes da reunião. “A Sesai é a principal interessada na realização desta Conferência, por trabalhar todos os dias pelo bem-estar da população indígena, garantindo a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde”.

As lideranças indígenas presentes fizeram questão de dizer que a Conferência é uma conquista dos povos indígenas, que tem potencial para ser um grande encontro e que irá apresentar novos caminhos para a Saúde Indígena.

Com informações de Murilo Caldas – Nucom/Sesai

Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

ASCOM CNS – CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: