Operação Gota chega ao DSEI Alto Rio Negro

A ação interministerial de vacinação em áreas de difícil acesso, chamada de Operação Gota, chegou ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro.

Entre 10 de abril e 1º de maio, mais de 8 mil indígenas serão vacinados graças a uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e do Ministério da Defesa.

A ação conta com 25 profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Alto Rio Negro e vai ofertar vacinas do Calendário Nacional de Vacinação aos indígenas em locais de difícil acesso geográfico.

Com o apoio logístico do Ministério da Defesa, a rede de frio é beneficiada com a agilidade do transporte, já que o acesso por terra, quando possível, é demorado e com muita frequência a energia elétrica não está disponível nas localidades. A qualidade dos imunobiológicos é um dos objetivos principais do programa e a missão aérea contribui decisivamente para que isso seja alcançado.

O primeiro DSEI a receber a operação foi o DSEI Vale do Javari, no mês de março, e os próximos serão os Distritos Médio Rio Solimões e Afluentes; Amapá e Norte do Pará; Alto Rio Juruá; Alto Rio Purus e Médio Rio Purus. A operação terminará em 30/09 e pretende atender, no total, quase 21 mil indígenas.

Vacinas 

Além da vacina contra a Covid-19, os imunizantes a seguir também compõem Calendário Nacional de Vacinação: Hepatite B, Hepatite A Rubéola, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, Difteria, Tétano, Poliomielite, Febre Amarela, Varicela, formas graves de Tuberculose, Gastroenterites causadas por Rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), Influenza, Pneumonias, Meningites e outras infecções bacterianas graves, e covid-19, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

PUBLICADO POR:   SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *