Índios em MT reivindicam direito de participar das decisões sobre serviços de saúde

Índios da etnia xavante elaboraram uma carta em que registram uma série de reivindicações da população de cerca de 20 mil pessoas a respeito dos serviços de saúde aos índios. O documento foi redigido ao final da audiência pública organizada pelo Ministério Público Federal para discutir o futuro das políticas públicas de saúde para o povo Xavante.     

O evento foi realizado, na última quinta-feira, em Barra do Garças, e reuniu cerca de duzentos representantes dos territórios Xavante, do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (Dsei) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Entre as 14 reivindicações, os Xavantes reafirmam o direito da comunidade indígena de definir os rumos das políticas de saúde por meio do Conselho Distrital de Saúde Indígena e das lideranças tradicionais e chamam a atenção das autoridades para a necessidade de serem consultados na forma prevista pela Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho.

A comunidade Xavante também denunciou o descaso dos municípios com o atendimento das demandas indígenas. As estradas, que deveriam ser mantidas pelos municípios, estão em estado calamitoso, dificultando o deslocamento de equipes de saúde e pacientes. O município de Barra do Garças, onde a audiência pública foi realizada, não enviou nenhum representante para a reunião, o que foi objeto de protesto das lideranças indígenas presentes e do Ministério Público Federal.

Outra reivindicação é que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) valorize e respeite os saberes tradicionais dos curandeiros e parteiras, garantindo o diálogo intercultural entre os conhecimentos indígenas e os da sociedade branca.

Fonte: Redação Só Notícias

http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/indios-em-mt-reivindicam-direito-de-participar-das-decisoes-sobre-servicos-de-saude

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*