Indígenas Xavantes recebem ações voltadas para a Saúde do Homem

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e do Polo Base Marãi’watsédé do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante/MT, desenvolveu um dia de atividades voltadas exclusivamente para assuntos relacionados à saúde do homem.

Foto: Sesai/MS

Entre atividades de acolhimento e palestras, a equipe multidisciplinar de saúde indígena também realizou atendimentos médicos como aferição de pressão arterial, glicemia em jejum, exames para detecção precoce do câncer de próstata e testes rápido de Covid-19. Participaram das atividades 83 indígenas da etnia Xavante.

“Todos os indígenas a partir dos 40 anos, como preconiza o Ministério da Saúde e as estratégias da Campanha Novembro Azul, foram convidados a participar do evento, onde montamos um laboratório para realizar exames com resultados instantâneos, sem que precisássemos deslocar esses indígenas até os municípios”,  explica a enfermeira do polo, Cheila Maria, lembrando que os exames são a melhor forma de diagnosticar precocemente possíveis patologias e esboçar uma conduta segura e eficaz e tornar menos agressivo o tratamento.

A ação também contou com o apoio dos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Felix do Araguaia. Além de outras instituições, como a Pastoral da Criança, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), IBAMA e outros colaboradores.

O evento seguiu todos os protocolos de controle e prevenção da Covid-19. “Aproveitamos para conversar sobre o assunto, realizar testagem e busca ativa de novos casos”, destacou o enfermeiro da Equipe de Resposta Rápida, Almelino Neto.

“O público masculino não tem o hábito de procurar os serviços de saúde. Estou feliz em receber uma ação tão importante dentro da nossa aldeia. Agradeço o empenho e disposição de todos os envolvidos que lembraram que a saúde dos nossos guerreiros é importante e fizeram a ação acontecer”, ressaltou o Cacique Damião Paridzané, líder regional.

Por Karina Borges, com informações da SESAI

Ministério da Saúde
(61) 3315.3989

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *