Suiá Missú – Operação de combate aos incêndios florestais na Terra Indígena Maraiwãtsede é encerrada

Após 48 dias, foi encerrada a operação devido à extinção dos incêndios florestais que atingiam a Terra Indígena Maraiwãtsede. Brigadistas, servidores do Ibama e policiais militares se revezaram durante este período, alternando atividades de combate com perícias e policiamento ostensivo. Foram combatidos mais de 60 quilômetros de linhas de fogo e controladas 10 frentes, antes que as primeiras chuvas chegassem ao Vale do Araguaia, no Mato Grosso, auxiliando na extinção dos focos restantes.

No total foram atingidos 91.284,7 hectares de pastagens abandonadas, áreas em regeneração e florestas. A Terra Indígena possui 165.000 hectares e passou por um processo de desintrusão recentemente, quando todos os ocupantes não indígenas foram retirados da área.

Técnicos do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) preparam um relatório sobre os dois anos de atuação dentro da Terra Indígena, visando sugerir medidas para garantir a proteção da área contra novos incêndios. Até o final do ano também deverá ser elaborado um Plano de Proteção para Maraiwãtsede, constando todas as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais necessárias à proteção da área.

FONTE :  Ascom/Ibama

http://www.ibama.gov.br/publicadas/operacao-de-combate-aos-incendios-florestais-na-terra-indigena-maraiwatsede-e-encerrada   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *