AM – Operação Soberania desmonta garimpo no Sul do Estado

Ibama e Batalhão Ambiental apreenderam maquinário e detiveram 20 pessoas, em Santo Antônio do Matupí, onde um garimpo irregular estava sendo explorado.

Área onde ocorreu a intervenção da Operação Soberania já estava bastante degradada, devido o garimpo irregular (Divulgação – Ibama)

Vinte pessoas foram detidas nessa quinta-feira (28) à tarde, na comunidade Santo Antônio do Matupi, localizada no quilômetro 180 da rodovia Transamazônica, no município de Manicoré – a 333 quilômetros de Manaus -, por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) (Ibama) e policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), durante uma atividade da “Operação Soberania”, após serem flagradas tentando extrair ouro do local.

O lugar está localizado nas proximidades da área indígena Tenharim.

Além da detenção, 30 motores estacionados – que servem para retirar terra -, um caminhão e uma pá mecânica (escavadeira), também foram apreendidos.  

O equipamento teria sido alugado pelo grupo detido, para explorar ouro em um garimpo conhecido na região como “”Garimpo de Ouro do 180”.

Os 20 detidos foram conduzidos à delegacia da área, onde foram liberados, após assinarem um Termo Circunstacial de Ocorrência (TCO).  

A expectativa do Ibama é a de que a polícia consiga identificar o proprietário dos equipamentos, para que possa ser aplicada uma multa contra o mesmo.

Nesta sexta-feira (29), o Ibama e os policiais do BPAMB retornaram ao local para realizar o inventário dos equipamentos, além de garantir que a área voltasse a ser ocupada por garimpeiros novamente.      

Em 2011, o Ibama realizou uma ação semelhante no mesmo local, mas os garimpeiros retornaram novamente para a área.

FONTE : A Crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *