Forças Armadas inutilizam acampamento e seis motores na Terra Indígena Yanomami

Neste final de semana, as Forças Armadas prosseguiram com as ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), finalizando a missão “KREA”, parte da Operação CATRIMANI II.

Foto postada em: Exército Brasileiro CMA

Desta vez a atuação ocorreu em Xitei, onde militares do Comando Operacional Conjunto e agentes da Força Nacional e do IBAMA encontraram uma região de garimpo ampla e com indícios de atividades recentes.

Durante a ação, foi desativado um acampamento que continha um barracão, um gerador, três motosserras e materiais de cozinha, como freezer, panelas e fogão, além de inutilizados quatro motores grandes e dois pequenos. Também foram encontrados cerca de 27 sacos de cassiterita, com aproximadamente 30 kg cada. Nenhum garimpeiro foi avistado, mas indígenas confirmaram a presença deles na região.

O primeiro dia da missão, realizado na sexta-feira (17), em Uraricoera, culminou na destruição de dois acampamentos ilegais, uma embarcação, um motor e um gerador.

COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II – A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas no emprego, temporário e episódico, de meios na TIY em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024. 

Comando Operacional Conjunto Catrimani 
Comunicação Social

 

Relacionadas: