Governo interrompe relatórios semanais após registrar alta de mortes de yanomamis em 2023

Após publicar, ao longo do ano, uma série de relatórios periódicos sobre a situação do povo yanomami, o governo Lula interrompeu as publicações em outubro após o fracasso em reduzir o número de mortes dos indígenas neste primeiro ano de mandato.

Em outubro desde ano, mortes de yanomamis já haviam superado o total de óbitos registrados em 2022, no último ano da gestão Bolsonaro| Foto: EBC/TV BRASIL – Postada em Gazeta do Povo.

O último boletim da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, foi publicado no dia 4 de outubro de 2023. O relatório havia apontado 215 mortes de yanomamis em 2023 por diversas causas – na ocasião, os números já haviam superado as mortes dos indígenas ao longo de todo o ano de 2022.

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: Governo abandona relatórios após registrar alta de mortes de yanomamis (gazetadopovo.com.br) 

Relacionadas:

Informe Mensal 03 COE Yanomami – Ministério da Saúde

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias