Forças Armadas realizam evacuação aeromédica de indígena acidentado na TIY

Assistência humanitária realizada pela Operação Ágata Fronteira Norte chega 204 Evacuações Aeromédicas

Foto postada em: Exército Brasileiro CMA

Nesta quarta-feira (4), as Forças Armadas realizaram a evacuação aeromédica (EVAM) de um indígena que fraturou a perna na região de Hakoma, na Terra Indígena Yanomami (TIY), reforçando o comprometimento com a garantia de proteção e o respeito aos direitos dos povos indígenas na Amazônia.

Dois militares prestaram apoio inicial até que o indígena fosse transportado em uma aeronave das Forças Armadas, com a presença de um médico militar que prestou o atendimento clínico durante o trajeto, até o polo de saúde de Surucucu. Em seguida, o paciente foi transportado, também por uma aeronave militar, para Boa Vista (RR), onde foi encaminhado ao hospital.

Esta foi a 204ª EVAM realizada no transcurso das Operações Yanomami e Ágata Fronteira Norte e exigiu grande capacidade operacional devido à distância da localidade.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais, estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.

PUBLICADO POR: EXÉRCITO BRASILEIRO / COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Forças Armadas realizam evacuação aeromédica de indígena acidentado na TIY (eb.mil.br)  

Relacionada:

Operação Ágata Fronteira Norte neutraliza áreas de garimpo ilegal e desmobiliza infraestrutura em Hakoma (eb.mil.br)Em mais uma demonstração de interoperabilidade, Forças Armadas com militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e agentes da Polícia Federal conquistam resultado expressivo no combate ao garimpo ilegal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *