Funai e Sesai acompanham entrega de unidades de Saúde Indígena em Roraima

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e o secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, participaram nos dias 14 e 15 deste mês da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde Indígena e alojamentos para as equipes multidisciplinares de saúde na área de atuação do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Leste de Roraima (DSEI Leste).

Foto: FUNAI

A presidente da Funai esteve presente a convite da Sesai, o que evidencia, segundo ela, a parceria institucional na reconstrução da política indigenista. “Há uma mudança em termos de execução das políticas públicas, mas também de fortalecimento da saúde. Vimos isso ao visitar as comunidades”, relatou Joenia Wapichana. O coordenador do DSEI Leste, Zelandes Patamona, também acompanhou as agendas na região.

Foram inaugurados dois alojamentos para a saúde e uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), cuja construção foi viabilizada por recursos de emenda parlamentar, provenientes do período em que Joenia era parlamentar por Roraima. As inaugurações ocorreram nas comunidades indígenas Guariba, no município de Normandia, e Monte Moriá I, no município de Uiramutã. A UBSI foi construída na comunidade Santa Maria, também no município de Normandia.

“Agradeço o empenho da nossa equipe, do DSEI Leste e também o apoio da Funai. Esses equipamentos de saúde entregues vão trazer dignidade e assistência para as nossas comunidades, assim como condições de trabalho para profissionais de saúde”, declarou Weibe Tapeba.

“Esta é uma ação concreta que nós estamos finalizando agora, nesse momento de reconstrução do nosso país, principalmente valorizando a saúde e as comunidades indígenas, suas estruturas, que são tão necessárias para termos um atendimento de qualidade. A Funai está presente justamente para mostrar que é possível, sim, uma gestão indígena mostrando resultados”, completou Joenia.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai e Sesai acompanham entrega de unidades de Saúde Indígena em Roraima — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)