Ibama apreende madeira em municípios do Pará

Extração ilegal fraudava sistema de controle florestal

Foto: Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, na primeira quinzena de dezembro, a apreensão de mais de 1.800m³ de madeira extraída ilegalmente no estado do Pará.

A Operação Árvore Falsa II evidenciou uma série de empreendimentos que fraudavam o sistema de controle florestal dos municípios paraenses, fiscalizando a movimentação de planos de manejo para indústrias madeireiras da região.

A inspeção contou com o apoio de agentes da Força Nacional, que fizeram a segurança da equipe do Ibama. Além da apreensão, foram registrados cinco autos de infração e o embargo de um plano de manejo, suspendendo a extração e a comercialização de madeira.

A investigação examinou que a madeira capturada estava acobertada por créditos fraudados nas explorações ilegais dos territórios. A Árvore Falsa II ocorreu nos municípios de Rurópolis, Mojuí dos Campos, Santarém e Belterra.

A madeira apreendida foi doada para instituições nacionais, beneficiando o Exército, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as prefeituras de Mojuí dos Campos e Belterra, com vistas à restauração de pontes nas estradas dos municípios.

Por: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

Relacionadas: