PF deflagra a Operação Independência contra garimpo e extração de madeira ilegal em RO

Durante a ação, foram inutilizados maquinários, trator, motocicletas, acampamentos e pontes

Foto: Polícia Federal DPF

Porto Velho/RO. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, deflagrou, na última quarta-feira (1/11), a Operação Independência com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério e madeira da Terra Indígena Sete de Setembro em Rondônia.

Durante a ação, as equipes encontraram e inutilizaram uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, um trator, quatro motocicletas, dois motores bomba e cinco acampamentos estruturados com dormitórios, refeitório e acesso à internet. Além disso, localizaram e destruíram duas pontes, que serviam para escoar madeira e minério extraídos ilegalmente.

Todas as estruturas pertenciam às pessoas que se encontravam no território indígena e eram utilizadas para depredar o patrimônio da União.

Ao perceberem a presença das autoridades, os madeireiros e garimpeiros que estavam atuando ilegalmente, fugiram deixando para trás um rastro de destruição, sendo ele, mais de vinte espécies de árvores derrubadas na tentativa de bloquear o acesso das equipes aos equipamentos mais valiosos.

As barreiras foram rompidas com o uso de motosserras e outros itens de desobstrução de vias terrestres, até que os objetos fossem encontrados e inutilizados.

Diante dos fatos, as investigações seguem em andamento para a identificação dos envolvidos na prática criminosa.

O nome da operação é referência ao próprio nome da Terra Indígena e ao objetivo da ação, de manter o território livre e independente da influência de pessoas estranhas aos interesses dos povos que ocupam o bem de preservação da União.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia – PF deflagra a Operação Independência contra garimpo e extração de madeira ilegal em RO — Polícia Federal (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *