Amazonas decreta situação de emergência em 62 municípios do estado

Fumaça dos incêndios voltou a encobrir o céu de Manaus

Foto: Cadu Gomes/VPR – Postada em: Agência Brasil

A crise da estiagem no Amazonas avança e agora os 62 municípios do Estado decretaram situação de emergência por causa da seca histórica deste ano.

De acordo com o último Boletim estadual, nesta quarta (1º), quase 600 mil pessoas foram afetadas pela estiagem.

Neste ano, apenas o Estado do Pará teve mais focos de calor que o Amazonas, onde já foram identificados mais de 18,6 mil focos, sendo cerca de dois terços deles, em áreas federais e da região sul da Amazônia.

Ao todo, o Amazonas registrou no último mês de outubro mais focos de incêndio que em qualquer outro mês de outubro, desde o início da série histórica feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A seca do Rio Negro, a maior em mais de um século, também está isolando comunidades ribeirinhas. Até escolas chegaram a suspender as aulas no interior do Estado. 1.340 cestas básicas começaram a ser entregues pelo Governo do Amazonas nesta semana para moradores das Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do estado, Eduardo Taveira, 51 comunidades serão beneficiadas.

Por causa da poluição do ar, a Prefeitura de Manaus está alertando os moradores a usarem máscaras, evitarem exercícios físicos ao ar livre e colocarem vasilhas de água pela casa.

Nesta quinta-feira (2), a fumaça dos incêndios na região metropolitana voltou a encobrir o céu de Manaus; e, segundo monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas, a qualidade do ar está novamente classificada como “péssima”.

PUBLICADO POR: EBC – Amazonas decreta situação de emergência em 62 municípios do estado | Radioagência Nacional (ebc.com.br) 

Relacionada: Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado nesta quinta-feira (02/11) (agenciaamazonas.am.gov.br) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *