Saída voluntária de invasores da Apyterewa e Trincheira Bacajá continua até 30 de outubro

Operação de Desintrusão segue o plano homologado para o cumprimento da decisão judicial que obriga a devolução do território demarcado aos indígenas.

Arte: Comunicação/MPF

Iniciada em 2 de outubro, a operação de desintrusão avança a cada dia na retirada de todos os invasores das Terras indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá. Até o dia 30 de Outubro, todos os invasores podem retirar animais e todos os pertences de maneira voluntária. Boa parte dos invasores já saiu das terras indígenas e todos os dias é grande a movimentação de gado para fora do território. De caminhão ou tocado por boiadeiros, milhares de cabeças de gado, criado irregularmente dentro das terras, tem saído da região.

Cerca de 14 órgãos dos governos federal e do estado do Pará realizam diligências todos os dias, visitando pontos distantes e notificando invasores sobre a necessidade de deixarem as terras até o final do mês. Até agora, foram realizados 119 cadastros pelo INCRA que podem garantir o acesso ao Programa Nacional de Reforma Agrária ou a outros programas de assistência social do governo após a saída das TI. As equipes do INCRA já estiveram em 851 pontos que tinham algum tipo de interferência de invasores.

As equipes de fiscalização de áreas como meio-ambiente, defesa animal, trabalho e emprego, entre outras já realizaram 19 autuações e aplicaram multas que totalizam mais de R$ 4 milhões de reais. Desmatamento, trabalho em condições análogas à escravidão, medicamentos veterinários irregulares tem sido os maiores motivos de aplicação de multas durante a desintrusão.

Além disso, a Operação de desintrusão apreendeu 230 litros de agrotóxicos, 14 armas de fogo, 278 munições, três caminhões, 113 litros de gasolina armazenada de forma irregular, 64metros cúbicos de madeira, 70 gramas de maconha, 46 máquinas leves como motosserras e outras utilizadas na derrubada e beneficiamento de madeira derrubada da floresta que cobria as Terras Indígenas. Quatro máquinas pesadas como tratores e outras, foram recolhidos também por serem utilizados no desmate. Seis motocicletas roubadas e um caminhão irregular foram recolhidos.

Com a atividade intensa da equipe da Operação de Desintrusão, o resultado foi imediato e os índices de desmatamento caíram fortemente. Em outubro de 2022, a Rede Brasil Mais da Polícia Federal registrou o desmatamento de 10,68 km² e agora, depois do início da Desintrusão, apenas 0,16 km² foi derrubado, uma queda de 98.5%. Os alertas de desmatamento despencaram de 91 em 2022 para apenas 12 neste ano. Mesmo com tantos resultados positivos, a expectativa é que todos os que invadiram as TI se retirem, antes do prazo final, de forma pacífica e ordeira.

PUBLICADO POR: MPI – Saída voluntária de invasores da Apyterewa e Trincheira Bacajá continua até 30 de outubro — Ministério dos Povos Indígenas (www.gov.br)

Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *