PF apreende madeira que pode ter sido extraída de terra indígena

Madeireiras suspeitas tiveram atividades suspensas.

Foto: Polícia Federal DPF

Altamira/PA. Na última quarta-feira (18/10), a Polícia Federal apreendeu mais de 1000 metros cúbicos de madeira ilegal no município de Rurópolis, no oeste paraense. Foi a operação Custódia, em conjunto com o Ibama e apoio do ICMBio e Funai, para combater o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica.

Suspeita-se que a madeira tenha sido retirada da terra indígena Cachoeira Seca. A Polícia Federal investiga se ocorreram outros crimes na área, além do desmatamento ilegal. As investigações avançam em busca de localizar e punir os culpados pelo crime.

Duas empresas foram autuadas por apresentar informações falsas em sistemas de controle ambiental, por depósito de resíduos a céu aberto e por ter madeira sem comprovação de origem. As multas aplicadas, somadas, ultrapassam R$ 12 milhões, além de decretarem o embargo do funcionamento das madeireiras até a regularização das atividades.

Uma parte da madeira apreendida foi doada para a Secretaria Municipal de educação de Altamira, a cerca de 350km de Rurópolis, e será destinada à construção de escolas rurais e nas reservas extrativistas da Terra do Meio. O restante poderá ser reaproveitado por outros órgãos da administração pública.

A operação Custódia ocorre no interior paraense há duas semanas, nas terras indígenas Cachoeira Seca e Arara, para combater a extração e receptação de madeira ilegal, a poluição e fraudes no sistema de controle da matéria prima florestal e a pesca ilegal.

Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira – PF apreende madeira que pode ter sido extraída de terra indígena — Polícia Federal (www.gov.br)

Relacionada:

Agência Cenarium Amazônia (aamazonia.com.br) – PF apreende mais de mil metros cúbicos de madeira ilegal no Oeste do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *