Operação Ágata Fronteira Norte perfaz 160 desintrusões de suspeitos de garimpo ilegal na TIY

Em mais uma ação interagências pautada pela legalidade e legitimidade, Forças Armadas realizam o transporte de mais 9 detidos para Boa Vista (RR).

Foto postada em: CMA EB

Nesta segunda-feira (2), as Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal, realizaram a desintrusão de mais nove detidos suspeitos de envolvimento com atividade de garimpo ilegal na região de Minau, próxima a Xitei-RR.

Os detidos foram transportados para Boa Vista (RR), onde foram submetidos a exames clínicos de higidez e encaminhados à Superintendência da Polícia Federal.

A ação realizada dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 160 desintrusões, desde o início das ações em apoio humanitário às comunidades indígenas neste ano.

As desintrusões da Terra Indígena Yanomami (TIY) são realizadas em conjunto com a Polícia Federal, a FUNAI e o IBAMA, no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte. Esta operação é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

PUBLICADO POR: Exército Brasileiro / Comando Militar da Amazônia – (ver galeria de fotos) – Operação Ágata Fronteira Norte perfaz 160 desintrusões de suspeitos de garimpo ilegal na TIY (eb.mil.br)  

Relacionada:

160 desintrusões de suspeitos de garimpo ilegal são realizadas em Terra Yanomami – Noticiário do Exército (eb.mil.br)