Especialistas em incêndios florestais chegam ao Amazonas para combater queimadas

MANAUS (AM) – Vinte brigadistas e dois especialistas em incêndios florestais desembarcaram em Manaus, nesta segunda-feira, 2, para atuar no combate às queimadas que afetam o Amazonas nas últimas semanas. O grupo, que possui experiência internacional, integra o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Combate a incêndio em área de mata no Amazonas (Alex Pazuello/Secom)

De acordo com o superintendente do órgão no Estado, Joel Bentes, os agentes foram deslocados de bases do Ibama, localizadas em Rondônia e Mato Grosso, além do Sul do Amazonas. A atuação da equipe deve acontecer nos municípios ao redor de Manaus, que é onde há mais incidência de incêndios.

“A decisão da área de atuação vai ocorrer por parte dos coordenadores do Prevfogo, especialistas nível dois de combate a incêndio florestal. Vão ser analisadas as imagens, direção do vento, condições dos municípios, deslocamento, toda a logística, para se ter a melhor tomada de decisão. O combate ao fogo não pode ocorrer de qualquer forma”, disse Bentes.

Ainda de acordo com o superintendente, a expectativa do órgão é que, em até três dias após o início dos trabalhos, já haja resposta efetiva do enfrentamento ao fogo. Dos 12 brigadistas, seis participaram do combate ao incêndio florestal que atingiu o Estado da Columbia Britânica, no Canadá, em agosto deste ano

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.

Queimadas em números

Em setembro, foram detectados 6.991 focos de calor, segundo levantamento do Governo do Amazonas. O número é 20% menor em comparação a 2022, quando foram detectados 8.659 no mesmo período. O Corpo de Bombeiros do Amazonas atua em 21 municípios, com quase 1,5 mil incêndios combatidos entre julho e outubro deste ano, na capital e interior, por meio de operações como a “Aceiro”, que ocorreu no Sul do Estado, e a “Céu Limpo”, na região metropolitana.

Nesta segunda-feira, o governador Wilson Lima (UB) afirmou que o Estado registra R$ 17 milhões em multas em todo o Amazonas. Os dados são do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A declaração foi feita durante visita ao Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do órgão estadual.

Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICADO POR: Revista Cenarium Amazônia – Brigadistas do Ibama chegam ao AM para combater queimadas (revistacenarium.com.br)