Operação PORAQUÊ: Exército e DSEI se unem para cuidar da saúde dos indígenas Maku Yuhup na Amazônia

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Inf Sl), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Solimões (DSEI), realizou uma Ação Cívico-Social na remota comunidade indígena de São José do Apapóris, no Amazonas.

Foto postada em: CMA EB

Essa iniciativa faz parte da Operação PORAQUÊ, uma colaboração interagências que visa à prevenção e repressão dos crimes ambientais na tríplice fronteira.

Durante essa operação humanitária, os militares do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS), juntamente com profissionais do Posto Médico da Guarnição de Tefé e do Hospital de Guarnição de Tabatinga, unem forças com a equipe multidisciplinar da DSEI para estender a “Mão Amiga” do Exército Brasileiro na área de operações.

Foram realizados atendimentos nas especialidades de ginecologia, ortopedia e odontologia destinados aos indígenas Maku Yuhup, que vivem nessa região de difícil acesso na Amazônia.

Essa operação destaca como a cooperação entre diferentes órgãos e instituições pode fazer a diferença na vida das comunidades indígenas em áreas remotas, reforçando a importância da proteção ambiental e da assistência à saúde desses povos indígenas.

PUBLICADO POR: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO (ver galeria de fotos) – Operação PORAQUÊ: Exército e DSEI se unem para cuidar da saúde dos indígenas Maku Yuhup na Amazônia (eb.mil.br) 

Relacionada:

16ª Bda Inf Sl apresenta operações contra o garimpo ilegal à imprensa internacional (eb.mil.br) – Durante a recepção da equipe, o Comandante da 16ª Bda Inf Sl, General Moussallem, apresentou as características da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, explicando porque se trata de uma área de interesse estratégico. Ele não apenas detalhou as operações atualmente em curso, como também lançou luz sobre a impressionante estrutura organizacional do Comando Militar da Amazônia (CMA) naquela região, revelando como militares altamente capacitados trabalham incansavelmente para defender e preservar a Amazônia Brasileira.