Operação Ágata Fronteira Norte -Atualização

Com apoio das Forças Armadas, equipe da CGU e Ministério da Saúde visitam comunidades indígenas em Surucucu e fazem balanço positivo da situação nas TIY 

Foto postada em: Operação Escudo Yanomami

Equipe ressaltou a complexidade logística da Operação Ágata Fronteira Norte, na prestação de assistência humanitária aos indígenas

Foto postada em: Operação Escudo Yanomami

As Forças Armadas, no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, destacaram uma aeronave para transporte de comitiva de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, em visita técnica à comunidade de Surucucu, nas Terras Indígenas Yanomami (TIY).

Foto postada em: Operação Escudo Yanomami

A equipe do Governo Federal pôde verificar in loco a estrutura organizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, a fim de prestar o apoio humanitário às comunidades indígenas da região e conduzir as ações repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Durante a visita, a comitiva pôde acompanhar o pronto atendimento, de médico militar das Forças Armadas, a uma criança indígena atacada por animal peçonhento em Surucucu.

Membro da comitiva, o Diretor de Auditoria em Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, Cássio Mendes, órgão que tem como atribuição institucional avaliar a execução das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo, relatou: “Com uma oportunidade como essa visita, sem dúvida adquirimos um conhecimento impossível de se obter à distância”.

“O que mais chamou minha atenção na visita foi a complexidade logística envolvida para garantir a presença do Estado Brasileiro em uma região tão remota, bem como o atendimento de saúde aos povos Yanomami”, completou o Diretor da CGU.

A ação foi realizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, que é um esforço conjunto e interagências, coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Comunicação Social
FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor