Exército avança na repressão de crimes ambientais na fronteira norte

Manaus (AM) – O Exército Brasileiro segue atuando nas ações de prevenção e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais na região de Tríplice Fronteira. Nesta semana foram destruídas duas dragas de garimpo ilegal no eixo do rio Juami, no Amazonas. O equipamento ilegal foi interceptado durante a Operação Poraquê, desencadeada pelo Comando Militar da Amazônia em parceria com agências e órgão de Segurança Pública. As ações são baseadas em dados de inteligência fornecidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

Crédito: CMA

As tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva têm percorrido vastos trechos de rios e selva densa para executar ações de combate aos crimes de mineração ilegal de ouro, caça e pesca predatórias, tráfico de drogas e de armas. A presença do Exército na região é um esforço pela preservação do meio ambiente na região.

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) também atuam na Operação Poraquê, em parceria com o Exército para identificar e combater atividades ilegais. O trabalho em sinergia com outras agências amplia a capacidade operacional da 16ª Brigada de Infantaria de Selva na defesa da Amazônia, proteção de comunidades indígenas e fiscalização da fronteira.

Leia mais sobre operações na fronteira norte

Fonte: Comando Militar da Amazônia – Exército avança na repressão de crimes ambientais na fronteira norte – Noticiário do Exército (eb.mil.br)   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *