FAB participa da Operação Ágata Uiara

Operação tem o objetivo de combater o garimpo ilegal e crimes ambientais na região norte do país

Foto: FAB

As Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, iniciaram, neste mês, a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara, na faixa de fronteira Brasil, Peru e Colômbia, em cooperação com agências governamentais e órgãos federais, estaduais e municipais. A Operação tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na região.

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da Operação com ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) e Transporte Aéreo Logístico (TAL), em prol do alcance dos objetivos estratégicos, operacionais e táticos definidos no Teatro de Operações Amazônico. Para isso, estão sendo empregadas as aeronaves R-99, C-105 Amazonas, SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha e A-29 Super Tucano, que atuam na prevenção e repressão dos crimes de contrabando, descaminho, narcotráfico, exploração mineral e garimpos ilegais, praticados na faixa de fronteira.

O Chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA), Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto, comentou sobre a importância da ação. “A Operação Ágata Uiara é de fundamental importância para o controle de ilícitos na faixa de fronteira, pois promove a presença do Estado na região norte do país, com a atuação das nossas aeronaves e equipamentos de vigilância, de forma conjunta com as demais Forças Singulares e agências governamentais. Essa ação reforça o compromisso da FAB com a soberania do País, integrando, defendendo e controlando”, afirmou o Brigadeiro Antunes.

Fotos: FAB
Fonte: Tenente Mônica Lopes e Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea
PUBLICADO POR: FORÇA AÉREA BRASILEIRA FAB – FAB participa da Operação Ágata Uiara – Força Aérea Brasileira  

Relacionadas: