Inpa realiza Semana do Meio Ambiente com atividades de educação ambiental e divulgação científica

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará a “Semana do Meio Ambiente no Inpa”,  uma programação completa com live, exposições, oficinas, palestras, visitas guiadas, sorteios e demais atividades de educação ambiental. O evento acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 9 de junho, no Bosque da Ciência, localizado na rua Bem-Te-Vi, s/n, Petrópolis, zona sul de Manaus. A entrada é gratuita, mediante agendamento no site, a semana é em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

A programação acontece nos dias 5,6,7 e 9 de junho, no Bosque da Ciência, e com entrada gratuita – Banner: Débora Vale – INPA

Durante os quatro dias de programação, os visitantes terão a oportunidade de explorar os espaços do Bosque da Ciência, conhecer a fauna livre e alguns projetos de pesquisas desenvolvidos no Inpa. A coordenadora de Tecnologia Social, Denise Gutierrez, diz que durante a Semana o Inpa dedica uma atenção especial para trazer na programação temas importantes para o conhecimento do público, como mudanças climáticas, economia, sobrevivência de povos tradicionais e conservação da floresta.

“Nós vamos ter contação de história, vamos ter trilhas em temas específicos, explorando a biodiversidade com aquilo que as crianças veem no Bosque, trazendo sempre informação bem fundamentada em resultado de pesquisa e que traga a ênfase sobre a consciência ambiental, sobre o que nós precisamos conhecer sobre os elementos naturais e os resultados de pesquisas que nós produzimos no Instituto e, por meio disso, instrumentalizar esse conhecimento em conservação, preservação e proteção do meio ambiente”, destaca Gutierrez.

Live sobre animais do Bosque da Ciência

Esse ano, o diferencial da programação será a abertura da Semana com uma live sobre os animais que os visitantes encontram no Bosque da Ciência. A transmissão contará com a participação de Douglas Bastos, egresso do Programa de Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-BADPI) do Inpa, que estuda o poraquê (peixe-elétrico da Amazônia); Marcus Bevilaqua, bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa no Bosque da Ciência, que estuda os insetos da região; e Anselmo D’Affonseca, veterinário responsável pela dieta e cuidados com os animais do Bosque da Ciência.

Durante a live, os convidados abordarão assuntos relacionados à alimentação, estilo de vida e cuidados com a fauna local, além de responderem perguntas dos espectadores. A transmissão ocorrerá no dia 5 de junho, às 9h (hora de Manaus), no canal do YouTube do Inpa (youtube.com/@INPAdaAmazonia).

Popularização e Divulgação da Ciência 

A programação segue com diversas atividades sobre a divulgação dos resultados de pesquisas realizadas pelo Inpa, entre elas a Exposição: Piscicultura da Amazônia, promovida pelo Laboratório de Fisiologia Aplicada à Piscicultura e a Exposição ATTO na Casa da Ciência. Por que tem uma torre alta de 325 metros na Amazônia? A exposição responderá essa pergunta e explicará a importância dessa torre para monitorar e estudar as trocas de gases e partículas entre a floresta amazônica e a atmosfera e como esses estudos contribuem para nossas vidas.

Os visitantes terão a oportunidade de participar de oficinas com intuito de estimular a popularização da ciência, como a Oficina de Colorir do Projeto BioClimAmazônia, onde crianças e adultos serão convidados para dar vida e cor aos animais da herpetofauna (anfíbios e répteis)  que vivem na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, ao mesmo tempo em que aprendem como as mudanças climáticas impactam seus modos de vida.

Para saber mais sobre a programação, datas e horários, acesse o PDF e confira a programação completa.

PUBLICADO POR: INPA – Inpa realiza Semana do Meio Ambiente com atividades de educação ambiental e divulgação científica — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (www.gov.br)