‘Ilha flutuante’: mais de 100 balsas de garimpo ilegal são flagradas em região do Rio Madeira, no AM

MANAUS – Mais de 100 balsas de garimpo ilegal voltaram a formar uma “ilha flutuante” no Rio Madeira, no interior do Amazonas. Imagens do satélite PLANETº, analisadas pelo Greenpeace Brasil na última segunda-feira, 26, e divulgadas na quarta-feira, 28, flagraram uma nova concentração de balsas na região da comunidade de Fortaleza do Bom Intento, a cerca de 100 quilômetros do município de Manicoré.

Esta é a segunda vez que balsas do garimpo ilegal são vistas na região, em menos de três meses (Divulgação) – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

Esta é a segunda vez que os garimpeiros são vistos na região, em menos de três meses, desde a operação que destruiu centenas de balsas na região, em novembro de 2021. Em julho de 2022, as balsas foram flagradas no Rio Madeira, no município de Autazes (a 111 quilômetros de Manaus). O local é o mesmo em que, no ano passado, a Polícia Federal (PF), com apoio das Forças Nacionais de Segurança, prendeu três pessoas e destruiu 131 balsas utilizadas para o garimpo, durante Operação Uiara.

A nova movimentação garimpeira flagrada nesta semana, para o Greenpeace Brasil, comprova que a atividade ilegal segue avançando na região amazônica, mesmo a menos de uma semana das eleições no Brasil. A porta-voz de Amazônia do Greenpeace, Danicley de Aguiar, afirma que as imagens das balsas de garimpo escancaram a urgência de adotar uma estratégia de desenvolvimento regional capaz de superar o garimpo e garantir renda para as famílias da região.

“Mais uma vez, a realidade se impõe e escancara a urgência de que o Estado brasileiro proponha uma estratégia de desenvolvimento regional capaz de superar o garimpo e garantir renda digna para as milhares de famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social nas cidades e florestas da Amazônia”, afirmou Danicley de Aguiar.

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – Copyright © AGÊNCIA CENARIUM

VER MAIS EM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *