Com apoio da Funai, operação de combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami apreende mais de 60 aeronaves em 15 dias

Uma operação conjunta coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas, resultou na apreensão de 64 aeronaves em 15 dias de atividades na Terra Indígena Yanomami, estado de Roraima.   

A ação contou com a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e teve o objetivo de combater a atividade de garimpo ilegal na região.

A iniciativa buscou ainda promover a extrusão de não indígenas e garimpeiros do local e restabelecer as Bases de Proteção Etnoambiental na área indígena Yanomami. Ao todo, 13 pessoas foram presas. Na operação, foram apreendidos também 75 mil litros de combustível, 611 munições, mais de 1.300 quilos de minério e 500 metros de mangueiras de garimpos.

As ações emergenciais integraram forças de segurança e órgãos de fiscalização no enfrentamento aos ilícitos. “Estamos atuando de forma intensa na repressão aos crimes ambientais. O fortalecimento de uma atuação integrada traz, cada vez mais, resultados positivos para a desarticulação das organizações criminosas”, destaca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Além da Funai, a ação foi realizada pelos agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública 

PUBLICADO POR:     FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *