Roraima – Garimpo ilegal em terra indígena

Os principais sites e portais de notícias estão repercutindo, nas últimas horas, dados sobre pessoas envolvidas com o apoio a atividades ilegais de garimpo.

Acampamento de garimpeiros que exploram minérios na Terra Yanomami — Foto: Ibama/Divulgação

Estão em andamento ações para o enfrentamento ao garimpo ilegal em terras indígenas como parte da Operação Guardiões do Bioma.  As investigações em andamento apuram, também, o planejamento de ataque contra o helicóptero do Ibama.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que se trata da “Operação Guardiões do Bioma – Terras Indígenas“. As ações contam com apoio de 12 instituições federais, e tem como foco o “combate ao garimpo ilegal, a ilícitos ambientais e extrusão de garimpeiros”.

“Equipamentos e maquinários utilizados para o cometimento dos crimes foram destruídos, bem como a infraestrutura de suporte às atividades ilegais, inclusive acampamentos em locais proibidos. Também foram colhidos elementos de prova para subsidiar investigações em andamento ou para a instauração de novos procedimentos”.

As fiscalizações ocorrem em portos clandestinos, vias fluviais e estradas que servem de apoio logístico a crimes ambientais cometidos na Terra Yanomami.

Vejam os links:

FONTE: INTERNET