Congresso Nacional pode aprovar mineração em terras indígenas

Até a primeira quinzena de julho pode ser aprovada na Câmara dos Deputados a exploração de minérios em terras indígenas. Pela proposta, as empresas que explorarem as áreas vão pagar royaltyde 2% a 3% da sua receita para os índios.

De acordo com o secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Saulo Feitosa, a regulamentação de exploração mineral em terras indígenas é uma manobra para atender os interesses das empresas mineradoras. Ele afirmou à Rádio Brasil Atual que essa proposta “vai escancarar as terras indígenas para a exploração.” 

“Na verdade eles deveriam perguntar se os índios queriam o projeto” e afirmou que seria de extrema importância se tivesse um projeto de lei que assegurasse o poder do veto. “Temos uma legislação que dispensa consulta prévia e esse é o problema”, disse.

Feitosa disse que a entidade é contra a mineração nas reservas e antecipou que o movimento indígena vai marcar este e outros protestos, durante a Conferência Rio + 20 que acontece em junho.

VER MAIS EM : http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/2012/05/congresso-pode-aprovar-mineracao-em-terras-indigenas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.