Funai e Sesai avançam em parcerias em prol dos povos indígenas do território Yanomami

A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta Andrade, se reuniu nesta segunda-feira (18) com o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba.

Foto: Marina Ferreira – FUNAI

O diálogo ocorreu na Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), em Brasília, e teve como pauta o apoio para as ações educativas, proteção de conhecimentos tradicionais e geração de renda para os povos Yanomami na Casa de Saúde Indígena (Casai) localizada em Boa Vista (RR).

Pela Funai, a reunião contou com a presença da coordenadora-geral de Promoção da Cidadania, Núbia Tupinambá; do coordenador-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, José Augusto; da coordenadora de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social, Lidia Lacerda; e da servidora especializada em indigenismo Juliana Fujimoto. A assessora de gabinete da Sesai, Teresinha Maglia, participou do encontro.

Na reunião, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável destacou que a Funai recebeu crédito extraordinário para ações de emergência destinadas aos povos da Terra Indígena Yanomami. Lucia Alberta explicou que uma parte do valor será investida em iniciativas que deverão ocorrer nas dependências da Casai de Boa Vista. “Cerca de R$ 60 milhões é para nós fazermos ações de fortalecimento das comunidades, de melhoria da geração de renda e do artesanato”, disse.

A diretora ressaltou que esse diálogo visa estabelecer não só uma parceria, como também definir o que a Funai e a Sesai podem fazer dentro de suas competências para contribuir com os povos Yanomami, sempre levando em consideração o modo do bem viver indígena e seus conhecimentos tradicionais. “Considerando a nossa atribuição e os limites da nossa atribuição para não esbarrar com as atividades de vocês [Sesai] também”, ponderou Lucia Alberta.

O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, colocou-se à disposição para colaborar com a Funai e salientou que há espaços na Casai de Boa Vista para executar as ações. “Dá para fazermos um bom apoio para os povos indígenas Yanomami”, enfatizou. Weibe mencionou os recentes esforços da Sesai: “Temos a intenção, de fato, de pensar uma nova condição de saúde indígena, já experimentando na prática com a emergência Yanomami”.

Ações

Em relação à geração de renda, as iniciativas deverão contemplar oficinas de artesanato indígena, como de cestarias e redes. Os projetos de etnodesenvolvimento estão entre as ações que serão executadas na Casai de Boa Vista, estrutura de saúde coordenada pela Sesai que oferece acolhimento e assistência aos povos da Terra Indígena Yanomami.

Outro projeto envolve a educação do povo indígena Yanomami quanto ao acesso à informação. A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável pontuou sobre iniciativas de fortalecimento de línguas e de conhecimentos tradicionais, além da contratação de intérpretes para ajudar a tratar questões de violência enfrentadas por mulheres e crianças dessas comunidades.

“Seriam dois focos da nossa atuação, o fortalecimento da cadeia do artesanato e fortalecer os processos educativos para combater a violência a partir disso”, endossou Lucia Alberta.

Assessoria de Comunicação / Funai – Funai e Sesai avançam em parcerias em prol dos povos indígenas do território Yanomami — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)

Relacionadas: