Sesai vai apurar denúncia de troca de ouro por comida em TI Yanomami de Roraima

BOA VISTA (RR) – Imagens obtidas pelo jornal Folha de Boa Vista denunciam a comercialização de ouro ilegal dentro de uma Unidade Básica de Saúde Indígena na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Segundo o periódico de Roraima, a divisão do minério era feita por agentes de saúde e por indígenas da comunidade Hokolasimu.

Unidade Básica de Saúde Indígena Hokolasimu (Divulgação) Postada em: Revista Cenarium

Em nota à imprensa, a Secretaria Especial Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai) informou “que vai apurar o ocorrido e já esclarece que não compactua com ilicitudes envolvendo funcionário e colaboradores e que, assim que forem elucidados os fatos, tomará as medidas cabíveis”.

Na primeira parte do vídeo, dois homens, apontados pela reportagem da Folha de Boa Vista como sendo agentes de saúde, fazem a pesagem do minério em uma balança de precisão. O vídeo sofre um corte e retoma com um grupo de pessoas ao redor da balança verificando o minério em um chão de terra.

O jornal apontou que nesta segunda parte a divisão do ouro é feita por indígenas. Pelo vídeo que dura 49 segundos não é possível identificar as pessoas envolvidas no comércio mineral dentro do posto de saúde que fica na região de Auaris, na Terra Indígena Yanomami, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

De acordo com a denuncia, o ouro é obtido com os garimpeiros ilegais que ocupam a região. O minério seria uma recompensa pelo apoio dos indígenas no carregamento de carotes de gasolina para apoio ao garimpo do lado venezuelano da Terra Indígena Yanomami.

REVISTA CENARIUM procurou a Coordenadora Regional da Funai em Roraima, Marizete de Souza Macuxi para se manifestar sobre o assunto. Por meio de mensagem via WhatsApp ela informou que o órgão vai aguardar a Sesai apurar a denúncia para somente depois disso poder se manifestar.

Jacildo Bezerra – Da Revista Cenarium – Editado por Jefferson Ramos – Sesai vai apurar denúncia de troca de ouro em TI Yanomami (revistacenarium.com.br) 

Relacionadas: